Clinical Drops: Top 3 conteúdos de Doenças Infectocontagiosas na Pediatria

Confira o que você pode aprender sobre doenças infectocontagiosas nas crianças com esse top 3 de clinical drops na área de Terapia Intensiva.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

As doenças infectocontagiosas podem ser um desafio na prática médica, em especial na pediatria. Por isso, trouxemos um top 3 de vídeos na categoria Clinical Drops com temas importantes e comuns que merecem atenção especial e atualização permanente. Confira! 

Veja mais: Como manejar as assincronias paciente-ventilador? (caso clínico)

A crupe é uma síndrome clínica que se caracteriza por obstrução da via aérea alta, com sintomas de rouquidão, tosse ladrante e estridor. Pode levar a graus variados de insuficiência respiratória, inclusive com necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Um dos pilares do tratamento da crupe é o uso de corticoides. Existe algum esquema de corticoide com maior benefício? 

Confira no vídeo. 

A doença mão-pé-boca é extremamente comum na pediatria e, na maioria dos casos, se apresenta como doença leve e autolimitada. Seu tratamento é baseado no uso de sintomáticos e analgésicos, além da hidratação adequada do paciente. 

Apesar disso, alguns casos da doença mão-pé-boca podem ter uma evolução grave, com encefalite e edema pulmonar, além de morte do paciente, e devem ser prontamente reconhecidos pela equipe de saúde para o tratamento adequado. 

Você sabe quais são os fatores de risco dessa doença? Veja mais em nosso vídeo.

O tratamento da escabiose em crianças geralmente é realizado com a Ivermectina oral ou com a loção de Permetrina 5%. 

Em crianças menores que 5 anos ou menores que 15 kg, a Ivermectina oral habitualmente não é utilizada, pelo risco potencial de neurotoxicidade da medicação nessa faixa etária. Qual conduta traçar nesses pacientes? 

E nas  crianças acima de 5 anos ou acima de 15 kg, qual medicamento apresenta melhores resultados no tratamento da escabiose pediátrica? Veja as respostas no clinical drops. 

Onde encontrar? Clinical Drops > Pediatria 

Aproveite também para conferir todos os vídeos da categoria Clinical Drops no  Whitebook. Nossos médicos abordam novas diretrizes, condutas e estudos recentes para manter você, profissional da saúde, sempre atualizado(a). 😉 

Até a próxima! 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades