No episódio de hoje do Whitecast, a Dra. Juliana Rosa, oftalmologista e conteudista do Whitebook, falará sobre a conjuntivite e a uveíte.
Ambas as situações clínicas estão ligadas a um quadro de olho vermelho, sinal de inflamação ocular. A síndrome do olho vermelho é um dos casos mais comuns na atenção primária e, com certeza, você já deve ter atendido um paciente com esse problema.
Leia mais: Uveítes: uma abordagem simplificada
Sabe diferenciar os casos entre conjuntivite e uveíte?
A conjuntivite é um caso de inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias e vírus, sendo contagiosa. A principal diferença em relação à uveíte é o local em que se manifesta.
A uveíte é um quadro relacionado à inflamação intraocular e não mais ligado à inflamação da superfície, como ocorre com a conjuntivite. Contudo, ela não se restringe à úvea, podendo acometer, em alguns casos, a retina, vasos retinianos e outras estruturas.
Pode ocorrer em qualquer idade e isso faz com que tenha grande potencial para perda visual, se comparada com doenças que acometem apenas adultos e idosos. Pode estar associada a doenças sistêmicas, como quadros reumatológicos, artrite reumatoide, etc.
Entenda mais sobre os tipos de uveíte e as características da conjuntivite no podcast completo.
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
- Uveítes e Inflamações Oculares
- Uveíte Anterior
- Uveíte Posterior
- Uveíte na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
- Uveítes Associadas às Medicações Sistêmicas
- Conjuntivites Infecciosas
- Conjuntivite Alérgica
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,