Dois métodos para evitar a intubação

Durante os últimos anos, aumentou-se o interesse em utilizar o Oxigenação de Alto Fluxo (OAF) ou Ventilação Não Invasiva por Pressão Positiva (VNI-PP), em pacientes hipoxêmicos, ao invés a intubação orotraqueal (IOT) com ventilação mecânica. A possibilidade postergar-se uma intubação parece ser atraente em um cenário onde o paciente responde a técnicas não invasivas. Dois …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

250-BANNER5Durante os últimos anos, aumentou-se o interesse em utilizar o Oxigenação de Alto Fluxo (OAF) ou Ventilação Não Invasiva por Pressão Positiva (VNI-PP), em pacientes hipoxêmicos, ao invés a intubação orotraqueal (IOT) com ventilação mecânica. A possibilidade postergar-se uma intubação parece ser atraente em um cenário onde o paciente responde a técnicas não invasivas.

Dois estudos multicêntricos publicados em 2015 no New England Journal of Medicine (NEJM) e no Journal of the American Medical Association (JAMA), apontaram que o uso de OAF reduziu o número de intubações, mortalidade em 90 dias e o número de dias sem necessidade de IOT, quando comparado a fornecimento regular de oxigênio e VNI-PP, em pacientes com hipoxemia (sem hipercarbia) e pneumonia comunitária. Estes estudos causaram grande frisson na comunidade científica e abriram portas para outros estudos.

Seguindo na mesma linha, dois novos estudos publicados no JAMA em março deste ano, apontam que o uso de OAF e VNI-PP podem reduzir a reintubação em pacientes de UTI e em pós operatório.

O primeiro estudo, publicado por pesquisadores espanhóis, com 527 pacientes de unidades intensivas (UTI), com baixo risco para reintubação, foram submetidos a receber fornecimento regular de oxigênio ou OAF. O objetivo era a manutençãoo de uma saturação de oxigênio >92%. A reintubação ocorreu em menos em pacientes submetidos a O do que ao fornecimento regular (4,9% vs. 12,2%), com o tempo de reintubação similar em ambos os grupos.

Já no estudo francês, que contou com 300 pacientes de UTI, comparou-se o uso de oxigênio em fornecimento regular ou VNI-PP em pacientes com 7 dias de pós operatório abdominal que apresentaram hipoxemia. Novamente o uso da VNI-PP foi mais eficiente em evitar a IOT com ventilação mecânica, quando comparado como fornecimento adequado de O2, sem diferença no tempo para realizar intubação. Acredita-se que o melhor resultado decorra do efeito positivo da VNI em resolver as atelectasias pós operatória.

500x250-banner1

O uso da OAF e da VNI-PP possui custo mais barato e pode ser um bom método preventivo para intubação nos grupos descritos. Esta prevenção é fundamental para o retorno a intubação que muitas vezes vem acompanhada de pior desfecho em mortalidade para estes pacientes. Mais estudos comparando a OAF e a VNI-PP são necessários, principalmente comparando ambos os métodos entre si.

Referências:

  1. Samir Jaber et al. Effect of Noninvasive Ventilation on Tracheal Reintubation Among Patients With Hypoxemic Respiratory Failure Following Abdominal Surgery
    A Randomized Clinical Trial – JAMA. 2016;315(13):1345-1353. doi:10.1001/jama.2016.2706.
  2. Gonzalo Hernández et al. Effect of Postextubation High-Flow Nasal Cannula vs Conventional Oxygen Therapy on Reintubation in Low-Risk Patients – JAMA. 2016;315(13):1354-1361. doi:10.1001/jama.2016.2711.
  3. Giulia Spoletini et al. High-Flow Nasal Oxygen or Noninvasive Ventilation for Postextubation Hypoxemia – JAMA. 2016;315(13):1340-1342. doi:10.1001/jama.2016.2709.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão