Fisiatria

Dor no ombro e síndrome do manguito rotador

Tempo de leitura: 2 min.

O ombro é uma das articulações mais móveis do corpo e também mais sujeito a lesões. A dor no ombro é a terceira causa mais comum de dor musculoesquelética. Cerca de sete em cada dez pessoas terão dor no ombro alguma vez na vida.

O que é manguito rotador do ombro?

O chamado manguito rotador é a união de tendões musculares em volta da articulação do ombro, formando uma “pequena manga”. Os tendões atuam como “cordas de ancoragem” entre músculos e ossos.

É composto por quatro músculos: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, os quais possuem a função de realizar os movimentos de abertura (abdução) e rotações do ombro, além de “manter a articulação no lugar certo”. A lesão mais comum é do tendão do músculo supraespinhal.

Síndrome do manguito rotador

É um espectro de afecções que envolvem a articulação do ombro, como tendinites, bursites, rupturas de tendão e síndrome do impacto. As causas de dor podem ser por lesões por uso repetitivo, lesões esportivas e também por degeneração e desuso secundária ao envelhecimento.

Ao longo da idade, os episódios repetidos de inflamação e alterações degenerativas nos tendões, deixam o ombro mais susceptível a dor. Movimentos que antes eram fáceis de fazer, começam a gerar incômodo.

Sintomas

A dor no ombro pode ocorrer em repouso, movimento ou até durante o sono. Também podem ocorrer fraqueza, diminuição de amplitude de movimento, resultando em dificuldades nas atividades do cotidiano, domésticas, trabalho e até atividade simples de autocuidado, como pentear o cabelo e enganchar o sutiã nas costas.

Leia também: Dor no ombro: como identificar a capsulite adesiva?

Diagnóstico e tratamento

Como a síndrome do manguito rotador é de origem multifatorial, o diagnóstico é feito através do exame físico e exame de imagem direcionados.

O tratamento visa melhorar a dor e o movimento. O primeiro passo baseia-se em opções não cirúrgicas, como medicações orais, tópicas, intra-articulares, meios físicos e exercícios de flexibilidade, fortalecimento, propriocepção, mobilização articular do ombro e cintura escapular. É importante reeducar o movimento em atividades do dia a dia e evitar elevação do membro superior acima da altura do ombro.

Existem novos estudos em Medicina Regenerativa e uso do PRP (plasma rico em plaquetas), que aparentam ser promissores, mas ainda sem indicação formal.

Mais da autora: Eletroneuromiografia nas hérnias de disco

A cirurgia, por sua vez, é reservada para quadros refratários e que não melhoraram com tratamento clínico.

As complicações mais temidas na dor em ombro talvez sejam a dor crônica e a diminuição do arco do movimento, dificultando atividades simples do cotidiano. Por isso, em qualquer idade, é importante mantê-los fortalecidos e ativos.

Referências bibliográficas:

  • Frontera, wr et al. Essentials of physical medicine and rehabilitation: Musculoskeletal disorders, pain, and rehabilitation. Fourth edition. Elsevier, 2019.
Compartilhar
Publicado por
Carmen Orrú

Posts recentes

PEBMED e Saúde Global: passo a passo para abertura de clínica ou consultório

No episódio de hoje, saiba mais sobre os requisitos básicos para abertura de um negócio…

13 horas atrás

Revisão brasileira não indica benefício no uso de colar de âmbar em crianças

O uso do colar de âmbar em bebês ganhou as mídias sociais, mas não há…

14 horas atrás

Vonoprazana para erradicação de H. pylori: comparação de terapias e uso de lansoprazol

As terapias triplas baseadas em inibidores de bomba de prótons reduziu as taxas de erradicação…

15 horas atrás

Associação da vacinação contra COVID-19 durante a gravidez com incidência de infecção por SARS-CoV-2 em lactentes

A vacinação contra covid-19 em grávidas pode diminuir as chances de manifestação da doença em…

16 horas atrás

Estudo associa placenta lateral com parto pré-termo e cesariana

O risco de hipofluxo placentário parece ser mais frequente em casos de placenta lateral, podendo…

17 horas atrás

WONCA 2022: veja a cobertura completa do congresso internacional de medicina de família

A conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA 2022) acontece em Londres…

17 horas atrás