Empreendedorismo: uma entrevista com Synara Melo

Tempo de leitura: 3 min.

O termo empreendedorismo possui relação com organizar, administrar e inovar um produto e serviço. É uma ação para se chegar no sucesso, por meio de um negócio que visa sanar uma dor existente. Para além do âmbito econômico, está ligado diretamente a propulsão de inovação e ao desenvolvimento social da profissão.

Apesar da importância do empreendedorismo, devido às novas possibilidades de assistência à saúde, esse tema ainda é pouco discutido e difundido na sociedade. Como transformar uma ideia em produto ou serviço na enfermagem? Esse é o principal desafio dos jovens empreendedores. Enfermeiros podem transformar seus saberes em produto, serviço e assim em um negócio. Empreender é criar mais possibilidades de trabalho e renda.

Pensando na importância de discutir o Empreendedorismo na nossa profissão, nossos conteudistas enfermeiro Rafael Polakiewicz, Mestre em Ciências do Cuidado e Isabelle Gaspar, mestre em Saúde da Mulher, conversaram sobre empreendedorismo na Enfermagem com Synara Melo. Synara é enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Saúde do Trabalhador e Saúde Mental, com MBA em Gestão de Negócios e Marketing. Atualmente é mentora de desenvolvimento de carreira para enfermeiros.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Comece empreendedorismo fazendo uma autorreflexão

Segundo Synara, o enfermeiro que deseja empreender na sua área deve começar fazendo uma autorreflexão sobre os principais motivos que o levam a querer empreender. É importante que o enfermeiro tenha muita clareza de onde ele veio e onde deseja chegar. Partindo desse ponto, outros aspectos importantes também devem ser elencados como: em que área deseja empreender, para quem deseja empreender e quais serviços serão oferecidos.

Seja uma autoridade no assunto

Para que o público-alvo compreenda a importância do seu trabalho, Synara enfatiza que, primeiramente, ele precisa te identificar como uma referência. Em qualquer que seja a área de atuação escolhida para empreender, independente do serviço oferecido, o enfermeiro precisa ser uma autoridade no assunto. No campo do marketing digital, ser uma autoridade significa ser um expert, ser uma referência. Esse também é um ponto chave na escolha da área que deseja empreender. Dentro da sua área de atuação, qual é a sua especialidade? Qual sua maior habilidade e domínio, que podem ser compartilhados com outras pessoas?

Mídias Digitais: a vitrine do seu negócio

Atualmente, a presença do enfermeiro nas plataformas digitais confere maior visibilidade e oportunidades de negócio. As mídias digitais são vitrines, e é fundamental que o enfermeiro apresente conteúdos de valor relacionados ao seu público-alvo, ou seja, conteúdos de interesse, que estejam relacionados as suas dores, que sejam soluções para possíveis problemas que o público-alvo apresente.  Conhecimentos estrategicamente direcionados para o público ao qual se deseja alcançar permitem que o enfermeiro ganhe cada vez mais autoridade e uma presença digital mais consolidada.

Alguns caminhos para o empreendedorismo

Talvez uma das escolhas mais desafiadores seja qual caminho seguir no empreendedorismo. Existem muitas possibilidades. O enfermeiro pode atender em consultório, abrir uma clínica de enfermagem, realizar atendimentos em domicílio, empreender na área de home care, abrir uma instituição de longa permanência.

Um dos aspectos importantes que deve ser considerado para escolha do tipo de atendimento é o capital disponível para investimento e os custos relacionados com cada modalidade. Atendimentos online ou domiciliares possuem custos muito menores, em comparação aos atendimentos que são realizados em consultórios, uma vez que o enfermeiro precisa alugar um espaço para o atendimento.  Em contrapartida, com base no número de atendimentos/dia, pode ser menos custoso alugar um consultório, do que os custos com o deslocamento do profissional.

Os aspectos burocráticos do atendimento em consultório de enfermagem também foram destacados por Synara, como a necessidade de documento alvará e autorização do corpo de bombeiros para o funcionamento.

Outras possibilidades de empreendedorismo também foram enumeradas. Formas de oferecer o  conhecimento de enfermagem como um infoproduto, no formato de mentorias, consultorias, cursos online, criação de ebooks, etc.

A importância da realização de um plano de negócios, abertura de CNPJ, planejamento e estratégia das ações para empreender com sucesso e muito mais, estarão disponíveis no nosso ebook de Empreendedorismo. Lançamento em breve!.

Autor:

Co-autor: Rafael Polakiewicz

Mestre em Ciências do Cuidado e Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde

Referências bibliográficas:

Ebook – Enfermeiros empreendedores:  o que você precisa saber?

 

 

Compartilhar
Publicado por
Nathalia Schuengue

Posts recentes

Podemos utilizar corticoides na síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria?

Um estudo britânico concluiu que os corticoides podem ser um tratamento eficaz para crianças com…

13 horas atrás

Novas diretrizes do ACR para o tratamento da artrite reumatoide (AR)

A artrite reumatoide (AR) é uma das artropatias inflamatórias mais prevalentes, acometendo preferencialmente mulheres entre…

14 horas atrás

Tratamento inovador para mutação de câncer de pulmão é aprovado no Brasil

Foi aprovada pela Anvisa o Tabrecta, tratamento para câncer de pulmão metastático de células não…

15 horas atrás

Terapia de anticorpos não demonstra eficácia na prevenção pós-exposição por Covid-19

Nesta semana, a farmacêutica AstraZeneca anunciou que sua terapia de anticorpos para Covid-19 não teve…

16 horas atrás

Noradrenalina perioperatória em acesso periférico

Uma revisão extensa de dados mostrou que a noradrenalina pode ser administrada em acesso venoso…

17 horas atrás

Inteligência artificial no rastreamento de câncer de mama

Diversos países implementaram programas de rastreamento do câncer de mama para diagnosticar a doença o…

18 horas atrás