Os Clinical Drops estão ganhando espaço no Whitebook. Os vídeos-pílula de conduta e atualização médica têm o objetivo de apoiar profissionais na tomada de decisão em condições que nem sempre são consenso. Neste post, conheça alguns casos de epilepsia que podem ser resolvidos com ajuda dos vídeos.
Veja mais: Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)
1. Quando descontinuar drogas antiepilépticas em pacientes com epilepsia?
Imagina um paciente com epilepsia previamente diagnosticada que está dois, quatro anos sem crise. É natural iniciar a discussão: Devo continuar a droga ou não? Será que se eu descontinuar a droga, aumento o risco de recorrência? Aumento o risco de status? Aumento o risco de efeitos colaterais? Altero a qualidade de vida do meu paciente ou até mesmo a mortalidade? A velocidade com que diminuo a droga tem relação com o risco de recorrência das minhas crises?
Confira as respostas no vídeo.
2. No status epilepticus, qual a melhor droga: Fenitoína ou Levetiracetam?
Você sabe que o status epilepticus é uma emergência médica e requer tratamento imediato. Aquele paciente que tem a crise epiléptica e essa crise tem uma duração superior a cinco minutos, ou o paciente que tem várias crises, uma atrás da outra, sem a recuperação do nível basal da consciência.
Nesse caso é melhor o uso de fenitoína ou levetiraceram? Confira.
3. A sobrevida varia na escolha da DAE nos pacientes com epilepsia pós-AVC?
Você sabe se a mortalidade por epilepsia pós-AVC é alta? E as possíveis explicações sobre associação da epilepsia pós-AVC com a mortalidade? Existe um melhor tratamento para reduzir esse desfecho?
Veja no vídeo!
Onde encontrar? Clinical Drops > Neurologia > Epilepsia
Até a próxima. 😉