ESC 2023: A inteligência artificial irá substituir os cardiologistas?

O congresso da European Society of Cardiology (ESC 2023) começou nesta sexta-feira (25) e acontece até o dia 28 de agosto.

No primeiro dia de congresso ESC 2023 tivemos um grande debate sobre inteligência artificial (IA) na medicina, especialmente na cardiologia. Será que os computadores irão substituir os médicos? Essa é uma pergunta de interesse tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

Leia também: ESC 2023: Anticoagular pacientes com extrassístoles frequentes reduz eventos?

ESC 2023: Terapia natriurética guiada na insuficiência cardíaca aguda

ESC 2023: Terapia natriurética guiada na insuficiência cardíaca aguda

Futuro da tecnologia na medicina

Sabe-se que os humanos, praticamente, são computadores. Os médicos passam mais tempo utilizando computadores e tablets do que com outras pessoas, ficam cerca de metade do tempo face a face com seus pacientes e a outra metade em computadores.

Ademais, o homem é mais sujeito a erros subjetivos por vieses e fatiga (principalmente em plantões noturnos), além de serem menos eficientes que a IA quanto ao processamento de informações, ao armazenamento de dados, a realização de diagnósticos e a análise de dados científicos.

Quais os próximos cenários? O computador ficará na sala de emergência de plantão e saberá diagnosticar e tratar um paciente com infarto agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca? Saberá fazer procedimentos invasivos em tempo hábil como uma angioplastia de emergência? Saberá comunicar um diagnóstico de doença grave ou um óbito com a empatia e o acolhimento que um paciente ou familiar necessita?

Saiba mais: ESC 2023 apresenta 5 atualizações de diretrizes: confira quais são

Tecnologia e o profissional médico

A resposta para este debate é não! A IA é importantíssima, útil e necessária, porém não é perfeita na ausência de um ser humano guiando e construindo informações, especialmente no que diz respeito aos cuidados em saúde. Deixemos o computador fazer o que ele faz bem e ser o aliado do cardiologista unindo forças em benefício do paciente.

Acompanhe o European Society of Cardiology (ESC 2023) no portal Ayfa

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.