ESPGHAN 2023: Constipação infantil e tratamento com eletroestimulação transcutânea

Aktas e colaboradores da Turquia apresentaram um trabalho para determinar a eficácia da TENS em crianças com constipação intratável.

A constipação intestinal funcional é uma condição clínica comum em pediatria. O tratamento medicamentoso é bem estabelecido por meio do uso de diversas classes de laxativos, que podem ser associados aos tratamentos não medicamentosos, como a adequação da ingesta hídrica e a quantidade de fibras na dieta. No entanto, dentre as alternativas não medicamentosa, há a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), que atualmente é uma modalidade de tratamento não farmacológico negligenciada para a constipação.

Leia mais: Confira os destaques do congresso ESPGHAN 2023

Durante o congresso ESPGHAN 2023, Aktas e colaboradores da Turquia apresentaram um trabalho realizado com objetivo de determinar a eficácia da TENS em crianças com constipação intratável, e comparar o sucesso do tratamento entre a aplicação da TENS duas vezes por semana e três vezes por semana.

Para a execução desse trabalho, foi recrutado um grupo de crianças saudáveis de 6 a 17 anos, com constipação após uma dieta rica em fibras e terapia com macrogol durante 6 meses. Todos os pacientes que tinham causas anatômicas e patologias orgânicas foram excluídos do estudo.

Dois eletrodos foram colocados na parede abdominal e mais dois na região paravertebral, ligados ao equipamento Elsa Intelect Nmes TENS (Elsa, Ancara, Turquia), sendo aplicada uma corrente de 250 ms, 10-25 mA e 75-100 Hz por 20 minutos, três vezes por semana para o grupo 1, e duas vezes por semana para o grupo 2, por quatro semanas.

Com base nos critérios de Roma IV, pré e pós intervenção, os resultados obtidos foram:

  • 20 pacientes foram incluídos no grupo 1 e 11 no grupo 2; 
  • Não houve diferença entre os grupos quanto à idade, sexo e duração da constipação; 
  • Após o tratamento, houve aumento significativo no número de defecações por semana (p<0,001), melhora na incontinência fecal (p<0,05) e defecação dolorosa (p<0,001) em ambos os grupos. No entanto, essas melhorias não foram sustentáveis quatro semanas após a interrupção do tratamento em cada grupo (p>0,05); 
  •  A TENS duas vezes por semana foi tão eficaz quanto a TENS três vezes por semana (p>0,05). 

Diante desses resultados, os autores reforçam as evidências de que o TENS melhora o número de evacuações semanais, incontinência fecal e dor durante a defecação em crianças com constipação intratável. Além disso, o sucesso do tratamento com aplicação de TENS foi semelhante entre duas vezes por semana e três vezes por semana, mostrando que essa tecnologia possa ser incoporada de forma mais ativa e presente no tratamento da constipação intestinal.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.