Florianópolis inicia primeiro serviço de entrega de medicamentos para HIV pelo correio

Medicamentos são enviados para pacientes após solicitação sigilosa

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A capital de Santa Catarina criou um serviço oficial de envio pelo correio de medicamentos para pessoas que vivem com HIV. Segundo a prefeitura de Florianópolis, que anunciou a iniciativa no início do mês de julho, a cidade é a primeira do país a oferecer esse tipo de atendimento.  

O serviço oferece aos pacientes moradores da cidade a possibilidade de solicitarem a entrega dos remédios através de um aplicativo de mensagens de forma prática e sigilosa.  

A Secretaria de Saúde do município informou que é possível escolher o endereço em que a pessoa deseja receber o medicamento. O usuário também pode retirar o medicamento na farmácia.

Cerca de sete pessoas que moram em Florianópolis vivem com o HIV. Em levantamento recente, a prefeitura identificou que duas mil ainda precisavam buscar o tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia Mundial do Combate a AIDS: avanços e perspectivas futuras.

Medicamentos para HIV são enviados pelo correio

Solicitação é pelo médico ou paciente?

Para solicitar o serviço basta enviar uma mensagem para o número de Whatsapp (48) 99177-2969. A partir daí, a pessoa soropositiva será orientada como proceder através de um formulário sigiloso. Um código de rastreamento da entrega é oferecido. Lembrando que esse serviço somente está disponível para moradores de Florianópolis que vivem com HIV. 

Saiba mais: AIDS 2022: OMS atualiza guidelines da profilaxia pré-exposição

Iniciativa aumenta sigilo 

Representantes do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA) afirmaram que a iniciativa é importante, uma vez que “muitas pessoas têm dificuldade de ir até os pontos de entrega”. Entre os motivos estão a vergonha, estigma e preconceito trazidos com a enfermidade. 

Um dos médicos participantes das iniciativas no município, o médico de família e comunidade da Prefeitura de Florianópolis, Ronaldo Zonta, contou que também foi lançado um serviço de envio de mensagens automáticas para os pacientes. 

“As mensagens são enviadas a partir do cálculo de quantos comprimidos a pessoa ainda tem para o seu tratamento. O objetivo é evitar a interrupção do tratamento. As mensagens começam a ser enviadas 30 dias antes”, explicou o médico. 

A iniciativa da Secretaria de Saúde acontece em parceria com o Projeto A Hora é Agora, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), com recursos do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Alívio da Aids (PERFAR). 

Veja também: AIDS 2022: Veja a cobertura da 24th International AIDS Conference – PEBMED

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão