Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Medicina Interna / Hidratação: A verdade sobre o consumo diário de água

Hidratação: A verdade sobre o consumo diário de água

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

250-BANNER4A água compõe dois terços de nosso corpo e três quartos de nossa massa corporal magra. Não é de se espantar que a água seja o nutriente mais essencial para o corpo humano, sem a qual o mesmo não seria capaz de sobreviver em questão de dias. Embora saibamos tanto sobre a fisiologia do balanço de água no corpo humano, uma pergunta continua sem resposta: afinal, qual deve ser nosso consumo de água diário?

Muitos acreditam que a verdade universal do consumo de água seja de 2 litros de água por dia, e fontes nacionais e internacionais recomendam esta ingesta diária. No entanto, esta informação não é baseada em evidência científica.

A resposta para a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente é individual e deve seguir seu balanço hídrico. Nenhum volume padrão seria capaz de refletir as necessidades individuais e diferentes perdas relacionadas a atividade diária do corpo humano e os fatores ambientais que o cercam.

Como a quantidade ideal é determinada pelo próprio balanço hídrico do corpo humano e suas perdas, quem melhor do que o próprio corpo humano para nos dizer a quantidade de água que precisamos? A grande verdade, portanto, é que o melhor parâmetro é a sede. No final das contas, sentir sede é o natural, e saciar a sede tão logo seja possível é a medida recomendada.

500x120-CIRURGIA

Em condições adversas, como em pacientes doentes e acamados ou em quadros diarreicos e de desidratação, no entanto, os cuidados de hidratação não devem unicamente seguir o parâmetro da sede e a correta hidratação destes pacientes deve ser guiada por parâmetros clínicos e laboratoriais.

Vale destacar também que a necessidade hídrica diária não é exclusiva para o consumo de água. O consumo de alimentos e de outros líquidos também contribuem para manutenção da hidratação.

As melhores condutas em hidratação e equilíbrio hidroeletrolítico você encontra no  Whitebook Clinical Decision.  O aplicativo #1 na tomada de decisão clínica. Baixe Grátis!

Referências Bibliográficas:

  • “Drink at least eight glasses of water a day.” Really? Is there scientific evidence for “8 × 8”? Heinz Valtin, American Journal of Physiology – Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, doi: 10.1152/ajpregu.00365.2002, published online 1 November 2002.
  • Waterlogged?, Margaret McCartney, BMJ, doi: 10.1136/bmj.d4280, published online 12 July 2011, abstract.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.