Hidratação: A verdade sobre o consumo diário de água

A água compõe dois terços de nosso corpo e três quartos de nossa massa corporal magra. Não é de se espantar que a água seja o nutriente mais essencial para o corpo humano, sem a qual o mesmo não seria capaz de sobreviver em questão de dias. Embora saibamos tanto sobre a fisiologia do balanço de …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

250-BANNER4A água compõe dois terços de nosso corpo e três quartos de nossa massa corporal magra. Não é de se espantar que a água seja o nutriente mais essencial para o corpo humano, sem a qual o mesmo não seria capaz de sobreviver em questão de dias. Embora saibamos tanto sobre a fisiologia do balanço de água no corpo humano, uma pergunta continua sem resposta: afinal, qual deve ser nosso consumo de água diário?

Muitos acreditam que a verdade universal do consumo de água seja de 2 litros de água por dia, e fontes nacionais e internacionais recomendam esta ingesta diária. No entanto, esta informação não é baseada em evidência científica.

A resposta para a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente é individual e deve seguir seu balanço hídrico. Nenhum volume padrão seria capaz de refletir as necessidades individuais e diferentes perdas relacionadas a atividade diária do corpo humano e os fatores ambientais que o cercam.

Como a quantidade ideal é determinada pelo próprio balanço hídrico do corpo humano e suas perdas, quem melhor do que o próprio corpo humano para nos dizer a quantidade de água que precisamos? A grande verdade, portanto, é que o melhor parâmetro é a sede. No final das contas, sentir sede é o natural, e saciar a sede tão logo seja possível é a medida recomendada.

500x120-CIRURGIA

Em condições adversas, como em pacientes doentes e acamados ou em quadros diarreicos e de desidratação, no entanto, os cuidados de hidratação não devem unicamente seguir o parâmetro da sede e a correta hidratação destes pacientes deve ser guiada por parâmetros clínicos e laboratoriais.

Vale destacar também que a necessidade hídrica diária não é exclusiva para o consumo de água. O consumo de alimentos e de outros líquidos também contribuem para manutenção da hidratação.

As melhores condutas em hidratação e equilíbrio hidroeletrolítico você encontra no  Whitebook Clinical Decision.  O aplicativo #1 na tomada de decisão clínica. Baixe Grátis!

Referências Bibliográficas:

  • “Drink at least eight glasses of water a day.” Really? Is there scientific evidence for “8 × 8”? Heinz Valtin, American Journal of Physiology – Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, doi: 10.1152/ajpregu.00365.2002, published online 1 November 2002.
  • Waterlogged?, Margaret McCartney, BMJ, doi: 10.1136/bmj.d4280, published online 12 July 2011, abstract.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags