O episódio desta semana do podcast é sobre Lombalgia Pós-Punção Lombar. A especialista em Anestesiologia e conteudista do Whitebook, Dra. Gabriela Queiroz, vai falar sobre as principais causas e o melhor tratamento para cada quadro.
A lombalgia, também conhecida como dor neuropática, é provocada por trauma direto das raízes nervosas e evolui, na maior parte das vezes, de maneira favorável para cura. Em alguns casos, pode ser grave e se tornar dor crônica.
Veja mais: O exame FAN deu positivo, como proceder?
Após o procedimento, o paciente apresenta quadro de queimação, parestesia ou choque, além de hiperestesia, alodinia, disfunção autonômica etc.
A persistência do quadro álgico se dá enquanto houver inflamação com destruição tecidual ativa. A evolução ou não para dor crônica está relacionada a padrões emocionais, como distúrbios de humor e ansiedade.
As drogas de primeira escolha para tratar lombalgia são antidepressivos tricíclicos, seguidos de opioides e anticonvulsionantes em casos de dores agudas. Nos casos que evoluem para dor crônica, são observadas alterações psicológicas como depressão e ansiedade.
Atente-se também para os diagnósticos diferenciais:
- Infecções (Herpes-zóster ou HIV)
- Síndromes compressivas
- Síndromes metabólicas (Diabetes)
- Álcool
- Trauma crônico
Quer saber mais sobre lombalgia pós-punção lombar? Ouça o episódio completo abaixo!
Conheça o conteúdo Lombalgia Pós-Punção Lombar no Whitebook para saber detalhes da apresentação clínica, de critérios diagnósticos e medicamentos comumente utilizados no quadro.
Aproveite também para seguir o Whitebook no Spotify, tem episódio novo com nossa equipe médica toda segunda-feira. 😉
Até a próxima!