Manobra de Valsalva modificada reverte mais de 40% das taqui supras

A manobra de Valsalva é recomendada por diretrizes internacionais para tratamento da taquicardia supraventricular em serviços de emergência, porém apresenta baixa efetividade na reversão para ritmo sinusal (cerca de 5-20% dos casos apenas). Pesquisa recente, no entanto, demonstrou que uma simples modificação postural após a manobra de Valsalva tradicional pode aumentar a chance de reversão em quase 4 vezes.

O estudo randomizado, publicado na tradicional revista “Lancet”, demonstrou que a adoção da manobra modificada apresentou reversão em 43% dos casos, comparado com 17% de reversão com a manobra tradicional, apresentando importante relevância estatística (OR ajustada de 3,7; P < 0,0001).

A manobra modificada consiste em proceder à expiração forçada por 15 segundos com o paciente em posição semi-recumbente (decúbito dorsal a 45º). Imediatamente após, deita-se o paciente a 0º e eleva-se os membros inferiores a 45º, mantendo-se essa posição também por 15 segundos. Após este período, reposiciona-se o paciente a 45º e checa-se o ritmo.

Técnicas utilizadas classicamente para a expiração forçada podem ser aplicadas: utilizar a borracha do esfigmomanômetro em sua extremidade que se liga ao manguito, ou uma seringa de 10 mL fechada expirando pelo buraco de encaixe da agulha.

A manobra de Valsalva não apresenta riscos e sua adoção aumenta a chance de reversão, diminuindo a necessidade de tratamento medicamentoso de emergência, visto que o uso de adenosina costuma ser bastante desconfortante para o paciente. São pequenas medidas como esta que podem ser adotadas no dia-a-dia, são acessíveis a todos e apresentam resultados satisfatórios.

Para os interessados, a “Lancet” disponibilizou um vídeo demonstrando a manobra completa, disponível nas referências bibliográficas.

 

[button color=”black” size=”medium” link=”https://” icon=”” target=”false”]Tenha respostas rápidas e precisas com WHITEBOOK! Baixe grátis![/button]

 

Referências Bibliográficas:

Appelboam A, Reuben A. et al. Postural modification to the standard Valsalva manoeuvre for emergency treatment of supraventricular tachycardias (REVERT): a randomised controlled trial. Lancet, Published Online:24 August 2015.

  • Disponível online em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(15)61485-4/abstract
Compartilhar
Publicado por
Eduardo Moura
Tags: arritmias

Posts recentes

Dia nacional de conscientização sobre retinoblastoma: o que eu preciso saber sobre esse tumor?

Dia 18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce…

31 minutos atrás

Whitebook: Dia Mundial da Sepse

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos fazer a apresentação…

5 horas atrás

Origens e fundamentos da MBE – Parte 1: Relação entre o tratamento precoce com antibióticos para sepse e ida à feira

Nesse artigo, vamos analisar mais detalhadamente o primeiro princípio fundamental da medicina baseada em evidências…

7 horas atrás

Infecção puerperal e sepse materna: um evento prevenível?

A sepse puerperal é cinco causas mais frequentes de morte materna no mundo, sendo responsável…

21 horas atrás

Podcast Integrado: O papel do SUS para o profissional de saúde [podcast]

Confira o podcast dos canais da PEBMED sobre o papel do SUS para o profissional…

22 horas atrás

O que pode te ajudar no tratamento do paciente séptico?

Como manejar o paciente séptico do ponto de vista hemodinâmico ao longo das próximas horas…

23 horas atrás