Metformina diminui peso em adolescentes com diabetes tipo 1

Estudo recentemente publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) demonstra que a administração de metformina a adolescentes diabéticos tipo 1 obesos ou com sobrepeso, em adjuvância ao tratamento padrão com insulina, não melhora o controle glicêmico, reduzindo, no entanto, a dose de insulina necessária e o peso. O estudo duplo-cego randomizado acompanhou por …

Estudo recentemente publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) demonstra que a administração de metformina a adolescentes diabéticos tipo 1 obesos ou com sobrepeso, em adjuvância ao tratamento padrão com insulina, não melhora o controle glicêmico, reduzindo, no entanto, a dose de insulina necessária e o peso.

O estudo duplo-cego randomizado acompanhou por 6 meses 140 adolescentes com diabetes tipo 1, que foram randomizados para um grupo que recebeu doses crescentes de metformina até a dose plena de 2 g/dia ou para um grupo placebo. Os resultados demonstraram que, 26 semanas após o início do estudo, o grupo que recebeu metformina necessitou de uma média de 0,1 U/kg/dia de insulina a menos do que o grupo placebo (P < 0,001). No grupo da metformina, 24% apresentaram uma redução no índica de massa corporal em 10% ou mais, enquanto no grupo controle esta diferença foi de 7% (P < 0,01).

Outros marcadores estudados, referentes a redução do risco cardiovascular, como lipídios séricos, pressão arterial e marcadores inflamatórios não apresentaram melhora com a metformina em 6 meses de tratamento. No entanto, acredita-se que 6 meses seja pouco tempo para observar estes efeitos.

Como nem tudo são flores, o tratamento com metformina associou-se a maior incidência de efeitos adversos, especialmente a conhecida intolerância gastrintestinal do medicamento, e a ocorrência de hipoglicemia (relacionada à diminuição da resistência insulínica pela droga). Estes resultados sugerem que o ajuste da insulina em pacientes em uso de metformina deve ser mais cuidadoso, por seu risco aumentado de hipoglicemia.

O maior benefício clínico do estudo é corroborar dados já fundamentados na população adulta com diabetes tipo 1, de que a metformina ajuda a diminuir as doses de insulina, sem no entanto afetar o controle glicêmico. Diminuir a dose de insulina torna-se fundamental na população adolescente com diabetes tipo 1, visto que um quarto destes apresentam obesidade ou sobrepeso, e a insulina é comprovadamente um fator importante no ganho de peso destes pacientes.

 

Referências Bibliográficas:

  • Ingrid M. Libman, MD, PhD; Kellee M. Miller, PhD et al. Effect of Metformin Added to Insulin on Glycemic Control Among Overweight/Obese Adolescents With Type 1 Diabetes: A Randomized Clinical Trial. JAMA. 2015; 314(21): 2241-2250. doi: 10.1001/jama.2015.16174.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags