Novidade no Whitebook: fluxogramas em Medicina de Família

Tempo de leitura: 1 min.

Na medicina, os fluxogramas são importantes recursos para a tomada de decisão clínica, principalmente no contexto de atenção primária à saúde. Por isso, o Whitebook está incluindo algoritmos de decisão nos conteúdos da categoria Medicina de Família.

Produzidas pelo médico de família e comunidade do Whitebook, Renato Bergallo, as imagens trazem o passo a passo para triagens iniciais, abordagens diagnósticas, escolhas terapêuticas, exames de rastreamento e acompanhamento de doenças na APS.

Reprodução Whitebook

“Nos fluxogramas que estamos, aos poucos, incluindo no aplicativo, é possível visualizar as possibilidades dentro da suspeita diagnóstica, dando caminhos para a abordagem do profissional, principalmente os que trabalham na área de Medicina de Família e se deparam com múltiplos casos diferentes”, ressaltou Bergallo.

O novo recurso traz para os usuários do Whitebook muitos benefícios, como:

  • Rapidez para encontrar informações;
  • Precisão no passo a passo a ser seguido;
  • Visão completa dos possíveis desdobramentos;
  • Informação objetiva, direta ao ponto;
  • Links para outros conteúdos complementares.

Confira abaixo alguns conteúdos da categoria Medicina de Família que já contam com fluxogramas.

Na abordagem diagnóstica de Dor Torácica, por exemplo, o algoritmo apresenta as etapas a serem cumpridas em pacientes com queixa de dor aguda, o que checar na anamnese, e quais critérios seguir para um atendimento imediato, prioritário ou uma intervenção programada com menor urgência.

Reprodução Whitebook

Já na abordagem diagnóstica de Sangramento Uterino Anormal (SUA/SUD), o fluxograma sobre sangramento pós-menopausa apresenta os exames a serem realizados em pacientes com e sem história de câncer, como interpretar o resultado da avaliação endometrial e como fazer o acompanhamento.

Reprodução Whitebook

O que achou dessa notícia? Queremos saber sua opinião nos comentários! E lembre-se de atualizar seu Whitebook no sino que fica no canto superior direito do app. O blog volta com mais novidades na próxima semana.

Até lá,
Equipe de Conteúdo do Whitebook

Relacionados