Novo produto para diagnóstico da febre maculosa

No Brasil, algumas regiões são consideradas endêmicas para a doença. Em junho, ocorreu um surto no interior paulista que levou quatro pessoas ao óbito.

No último dia 03 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto farmacêutico para diagnóstico de febre maculosa. O teste de PCR (reação em cadeia da polimerase) detecta os marcadores específicos das bactérias do gênero Rickettsia spp. e Rickettsia rickettsii 

O produto (Kit IBMP Biomol Rickettsiose) é fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) sendo o segundo aprovado no país, em 2020 a agência já havia aprovado um outro teste de detecção para diagnóstico de doenças transmitidas por carrapatos. 

Mortes por febre maculosa em Campinas-SP acende alerta de profissionais de saúde

Febre maculosa 

O carrapato-estrela, A. cajannense, que costuma parasitar animais de grande porte, como cavalos e bois, e outros mamíferos, como gambás e capivaras, é o principal responsável pela infecção de humanos.  

A doença apresenta período de incubação de até 14 dias. E seus sintomas incluem febre alta, cefaleia, mialgia, anorexia, fadiga, náuseas e vômitos, de início súbito. Os pacientes também podem apresentar rash cutâneo entre o 3º ao 5º dia da doença. Nos casos graves, pode haver hipotensão, comprometimento de sistema nervoso central, disfunção renal, lesões vasculares e insuficiência respiratória. 

Todo caso suspeito de febre maculosa é de notificação compulsória imediata. 

Surto de febre maculosa 

No Brasil, algumas regiões são consideradas endêmicas para a doença. Em junho de 2023 ocorreu um surto na região da cidade de Campinas (SP) que levou quatro pessoas ao óbito.  

Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, até junho, já haviam sido confirmados 53 casos de febre maculosa, com oito óbitos. Os dados também apontam que, entre 2012 e 2022, 753 pessoas morreram pela doença no país, tendo sido registrados 2.157 casos de infecção pelas bactérias responsáveis. 

Esta notícia foi revisada pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades