Página Principal > Oncologia > Novo teste identifica câncer de próstata agressivo antes da biópsia
estetoscópio em cima de uma receita médica

Novo teste identifica câncer de próstata agressivo antes da biópsia

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

O câncer de próstata é uma alteração maligna que apresenta crescimento acelerado e alto poder de infiltração, levando à ocorrência de metástases em caso de diagnóstico tardio ou de progressão da doença localizada. Em termos de número de mortes, ocupa a segunda posição, apenas atrás do câncer de pulmão.

Atualmente, as principais formas de detecção do câncer de próstata são por meio do antígeno prostático específico (PSA) e do exame digital retal (toque retal). O diagnóstico definitivo é realizado com a biópsia prostática, realizada preferencialmente por ultrassonografia transretal. Mais de um milhão de biópsias de próstata são realizadas anualmente nos Estados Unidos, mas apenas cerca de 23% detectarão câncer de próstata de alto grau.

O 4Kscore é um teste de sangue que incorpora quatro biomarcadores de proteínas da próstata juntamente com informações clínicas do paciente para determinar o risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo (Gleason ≥7). Adicionalmente, o teste 4Kscore permite avaliar o risco de câncer de próstata de alto grau se os dados de exame digital retal estão disponíveis ou não.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Recentemente, o Prospective 4Kscore Validation Study avaliou 1.012 homens agendados para biópsia de próstata em 26 clínicas de urologia nos Estados Unidos. O 4Kscore foi calculado para cada paciente com e sem informação do exame digital retal. O desfecho primário avaliado foi o câncer de próstata Gleason ≥7 na biópsia da próstata.

O câncer de próstata de alto grau e agressivo foi encontrado em 231 (23%) dos 1.012 pacientes. Ambas as versões do teste 4Kscore, com e sem informações do exame digital retal, apresentaram excelente discriminação e calibração. Nenhuma diferença clinicamente significativa foi encontrada entre as duas versões do teste 4Kscore.

Com base nos resultados, pode-se concluir que o algoritmo de teste de 4Kscore, com os resultados do exame digital retal disponíveis ou não, funciona bem na predição do risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo. Portanto, os pacientes com suspeita de câncer de próstata agressivo podem com segurança ter seu risco melhor definido pelo teste 4Kscore, mesmo que o exame digital retal não tenha sido realizado recentemente.

Veja também: ‘Câncer de próstata: veja a nova diretriz’

Autora:

Referência:

  • Zappala SM, Dong Y, Linder V, Reeve M, Sjoberg DD, Mathur V, et al. The 4Kscore blood test accurately identifies men with aggressive prostate cancer prior to prostate biopsy with or without DRE information. Int J Clin Pract. 2017 Jun;71(6). doi: 10.1111/ijcp.12943. Epub 2017 May 12.


Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.