OPAS faz alerta sobre redução das taxas de vacinação na América Latina

Pelo menos 500 mil crianças brasileiras não foram vacinadas contra a poliomielite, segundo o Ministério da Saúde. O número elevado levou a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a incluir o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da infecção.  Outros países, como a República Dominicana, o Haiti e …

Pelo menos 500 mil crianças brasileiras não foram vacinadas contra a poliomielite, segundo o Ministério da Saúde. O número elevado levou a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a incluir o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da infecção. 

Outros países, como a República Dominicana, o Haiti e o Peru, correm um risco muito alto de reintrodução da pólio, em meio à queda na cobertura regional de vacinação contra a doença para 79%, o menor desde 1994. 

poliomielite

Importância das campanhas nacionais

A diretora da OPAS, Carissa Etienne, pediu aos governantes que reforcem urgentemente a vigilância e as campanhas de vacinação de rotina. 

“Passaram-se quase 30 anos desde que as Américas se tornaram a primeira região global a eliminar a pólio por poliovírus selvagem, mas as taxas de vacinação decrescentes, agravadas pela pandemia da covid-19, deixaram muitas de nossas populações desprotegidas. “Não devemos subestimar o poder das vacinas de salvar vidas”, reforçou Carissa Etienne em uma coletiva de imprensa, realizada no dia 21 de setembro. 

Atualmente, o Brasil está em campanha de vacinação contra a enfermidade e, diante da baixa adesão, até o dia 30 de setembro. A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante e incentivar a aplicação da dose de reforço. 

 Emergência nos Estados Unidos 

Neste mês, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou uma emergência na tentativa de acelerar os esforços para vacinar moradores contra a poliomielite depois que o vírus foi detectado em amostras de esgoto. Casos também foram detectados em Londres, na Inglaterra, e em Jerusalém, Israel.  

A pólio pode causar paralisia irreversível em alguns casos. Embora não haja cura conhecida, três injeções da vacina oferecem quase 100% de imunidade. 

Autoridades de saúde pública disseram que a hesitação sobre vacinas contribuiu para a queda nas imunizações contra a poliomielite, ao mesmo tempo em que a covid-19 causou a pior interrupção na vacinação de rotina em uma geração, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os Estados Unidos agora se juntam a uma lista de cerca de 30 outros países onde os poliovírus circulantes foram identificados. Já a transmissão endêmica contínua no Afeganistão, na Nigéria e no Paquistão. A falta de sucesso em interromper o pólio nessas áreas remanescentes pode resultar em até 200 mil novos casos a cada ano, dentro de dez anos, no mundo. 

“A vacinação contra a poliomielite é a melhor e mais segura maneira de combater esta doença debilitante, sendo imperativo que as pessoas não vacinadas nestas comunidades estejam em dia com a vacinação imediatamente”, disse o diretor do Centro Nacional do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), José R. Romero. 

Já a OPAS declarou que vem trabalhado em estreita colaboração com os Estados Unidos e emitido alertas para que os estados membros permaneçam vigilantes e tomem medidas para alcançar proativamente as populações não vacinadas com a vacina contra a poliomielite. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/21/brasil-corre-risco-muito-alto-de-reintroducao-da-poliomielite-diz-opas.ghtml https://www.paho.org/pt/noticias/21-9-2022-enquanto-covid-19-continua-afetando-regiao-das-americas-diminuicao-das-taxas https://www.cdc.gov/media/releases/2022/s0913-polio.html https://www.paho.org/pt/topicos/poliomielite
  • :~:text=A%20transmiss%C3%A3o%20end%C3%AAmica%20continua%20no,de%2010%20anos%2C%20no%20mundo. https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2022/05/06/opas-inclui-brasil-em-lista-de-paises-com-alto-risco-de-volta-da-poliomielite

Especialidades