Como manter o paciente engajado no tratamento?

Manter o paciente engajado no tratamento envolve o uso das ferramentas certas e de práticas médicas assertivas, que o aproximam do médico.

Para manter o paciente engajado no tratamento, além de ter uma relação próxima e de confiança, é preciso utilizar ferramentas como Teleconsulta, agendamento online e comparação de resultados.

Como Dra. Paula Yume Sato afirma em seu artigo, existem vários aspectos envolvidos na área técnica e externa ao tratamento que impactam no envolvimento do paciente. 

A relação entre o médico e o paciente é crucial para criar um vínculo de confiança, aspecto responsável não apenas pela fidelização, mas também pelo engajamento no tratamento.

Seu paciente é responsável pela própria saúde, mas existem algumas técnicas e ferramentas que o médico pode adotar para incentivar esse envolvimento ativo. 

Um estudo da Accenture, por exemplo, mostra que as pessoas buscam cada vez mais terem acesso aos seus dados médicos de qualquer lugar. 

“Embora o uso de wearables ainda não tenha ganhado força no Brasil, consumidores (87%) e médicos (94%) concordam que essas ferramentas fortalecem o engajamento dos pacientes com sua saúde.” 

Continue a leitura e conheça algumas ferramentas que podem te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Médica dá orientações ao paciente após consultar categoria do Whitebook

5 ferramentas para manter o paciente engajado no tratamento

Teleconsulta

A Teleconsulta, também conhecida como atendimento a distância, uma das práticas da Telemedicina, é essencial para as especialidades médicas que conseguem fazer consultas de retorno a distância. 

Na maioria dos casos, a primeira consulta deve ser feita presencialmente. Essa primeira experiência é importantíssima para o médico mostrar sua autoridade no assunto e estabelecer uma relação de confiança. 

Porém, pode ser exaustivo para o paciente precisar voltar apenas para pegar uma receita de medicamento, confirmar resultados de exames e receber novas orientações. 

Muitas vezes, ao invés de marcar um retorno, o paciente enrola meses ou até mesmo anos, e segue apenas com as orientações iniciais do médico.  

Para evitar que essa situação aconteça, ofereça retornos por Teleconsulta. Assim, caso o paciente precise voltar presencialmente para a instituição, você pode passar a orientação durante uma videoconferência.

Pillboxie

O Pillboxie é um aplicativo médico criado especialmente para o uso dos pacientes. Eles podem programar lembretes, registrar quando tomaram os medicamentos e anotar todos que tomam no dia a dia. 

Ao contar com um aplicativo como o Pillboxie, eles podem mostrar no retorno se estão conseguindo seguir o tratamento indicado e quais foram as dificuldades. 

Outro aplicativo que pode ajudar a melhorar o engajamento do paciente é o Whitebook, um app desenvolvido por médicos e para médicos que desejam ter apoio nas tomadas de decisão clínicas.

Agendamento Online

O agendamento online é uma ferramenta que os médicos podem disponibilizar para os pacientes marcarem consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de um site. 

Como não é necessário entrar em contato direto com a recepção, em menos de 1 minuto o paciente consegue agendar uma consulta, o que facilita com que ele retorne mais vezes na instituição. 

O ideal é que você disponibilize a ferramenta em uma página que tenha mais informações sobre você, como um site médico próprio ou o AgendarAconsulta.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta que ainda não se tornou popular na área da saúde. Os médicos que já começaram a adotá-la ganharam uma ótima vantagem competitiva sobre outras instituições. 

Por meio do e-mail marketing, você pode programar mensagens personalizadas para seus pacientes, como orientações, lembretes de consulta e conteúdos educacionais. 

Além delas serem enviadas automaticamente de acordo com sua programação, você consegue entrar em contato com todos os seus pacientes, mesmo que não tenha tempo de sobra na semana. 

Os pacientes que respondem as mensagens com dúvidas ou feedbacks, se sentirão mais próximas do médico, e o profissional consegue focar em atender quem realmente precisa de esclarecimento.

Comparação de imagens ou exames

Você dedica uma parte da consulta para mostrar a evolução do paciente desde que ele começou o tratamento? 

Para os médicos, uma análise rápida costuma ser o suficiente para ver se o paciente evoluiu ou não.  

Porém, mesmo que você fale que o resultado foi positivo, se você não mostrar visualmente, o paciente pode não sentir o impacto das suas mudanças. 

Ao comparar imagens de antes e depois ou mostrar um gráfico de diferença entre dois exames, você consegue apontar exatamente como as ações do paciente impactaram em sua saúde. 

Um resultado positivo incentivará ainda mais o paciente a continuar o tratamento. Um resultado neutro ou até mesmo negativo te ajudará a reforçar a importância do tratamento que você propôs 

Para comparar imagens e exames com agilidade edurante a consulta, conte com um prontuário eletrônico personalizável com essas ferramentas.  

Neste artigo você aprendeu quais ferramentas podem te ajudar a manter o paciente engajado no tratamento. Espero que tenha sido útil!  

Este conteúdo foi escrito em parceria com a Iclinic, empresa do grupo Afya.

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