Quais são os anticonvulsivantes mais efetivos na crise convulsiva tônico-clônica generalizada? (caso clínico)

Confira um caso clínico sobre crise convulsiva tônico-clônica generalizada em que um Clinical Drops de Emergência Pediátrica pode ajudar.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Imagine o seguinte cenário: Paciente MGM, 4 anos e 2 meses, está acompanhado da mãe, que refere que o paciente iniciou há três dias, quadro de odinofagia e evoluiu à febre aferida de 39,1ºC no dia. Fez uso de dipirona com alívio parcial, mas duas horas depois houve retorno da febre alta, optando por trazê-lo à emergência.  

Veja mais: O que se sabe sobre os casos de “gripe do tomate” em crianças?

Durante a triagem, a temperatura axilar aferida foi de 40,1ºC, evoluindo com hipertonia e sialorreia. A pediatra do plantão foi chamada imediatamente e diagnosticado crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Foi administrado diazepam por via endovenosa, evoluindo com melhora do quadro após quatro minutos. 

O que você faria se fosse a médica de plantão? O diazepam endovenoso é o anticonvulsivante mais efetivo nesse caso? No Clinical Drops “Quais são os anticonvulsivantes mais efetivos na crise convulsiva tônico-clônica generalizada?” você fica por dentro de quais possibilidades existem para cada o quadro.  

Acesse o Whitebook para saber mais sobre crise convulsiva na Pediatria.

Conheça outros vídeos de emergência pediátrica no Whitebook:

Você já ouviu o episódio desta semana do podcast? No programa, a especialista em Anestesiologia Dra. Gabriela Queiroz fala sobre lombalgia pós-punção lombar. Confira só:

Acompanhe o blog para não perder nada das novidades do Whitebook! 😀 

Até a próxima! 

*Este conteúdo foi revisado pela equipe médica do Whitebook.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades