Página Principal > Clínica Médica > Qual benefício do ultrassom point-of-care na segurança do paciente?
point-of-care

Qual benefício do ultrassom point-of-care na segurança do paciente?

Tempo de leitura: 2 minutos.

O ultrassom point-of-care, feito pelo medico emergencista, internista, intensivista ou cirurgião, é de extrema importância no dia a dia. Os médicos brasileiros aos poucos estão se familiarizando com essa prática, já comum em países do primeiro mundo.

A ultrassonografia a beira leito está passando a ser parte do exame físico (inspeção, palpação, percussão, ausculta e ultrassom), proporcionando maior agilidade no manejo de pacientes críticos, pacientes internados, e também no pré-hospitalar. A técnica desenvolvida para auxiliar no diagnóstico e tomar condutas mais rápidas, com menor custo, realizar procedimentos com maior segurança e menor taxa de eventos adversos associados à assistência médica.

Impacto clinico do US point-of-care: redução de erros médicos, diagnósticos mais eficientes e redução de exames desnecessários.

Alguns exemplos:

Passagem de cateteres de jugular interna e subclávia: risco de falha 3x menor; 5x menor incidência de complicações; 1,6 vezes menor numero de tentativas.

A ultrassonografia pulmonar teve maior acurácia diagnóstica em comparação à semiologia tradicional e o raio X de tórax, para o diagnóstico pulmonar, edema agudo de pulmão, pneumotórax, derrame pleural, feito em três minutos nos pacientes com insuficiência respiratória (protocolo BLUE).

Leia mais: Ultrassom point-of-care para guiar a punção reduz tempo de utilização do cateter?

Em 2001, a ‘’Agency for Healtcare Research and Quality’’ publicou um documento com 11 práticas de segurança fortemente recomendadas, uma delas é o uso do US poin-of-care em tempo real durante a inserção de acesso venosos centrais.

São inúmeros os benefícios para o paciente, para o médico e para o hospital em termos de custo-benefício e segurança. A ultrassonografia point-of-care idealmente deveria formar parte do treinamento básico dos acadêmicos ainda durante a faculdade, e de todos os residentes de emergência, clinica médica, cirurgia e terapia intensiva.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Rodrigo Nicolas Veller

Médico Plantonista do Pronto-Socorro – Rio Grande do Sul ⦁ Membro efetivo da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) ⦁ Palestrante de diversos Congressos Internacionais de Medicina de Emergência (Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia e outros) ⦁ Videoaulas e Atividades Didáticas Online de alta relevância na América Latina (YouTube – Dr. Veller) ⦁ Graduação em Medicina na Argentina (Instituto Universitário de Ciências da Saúde) – Diploma revalidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS ⦁ Ex-Professor de Semiologia Médica, Fisiopatologia Humana e Anatomia Patológica na Argentina (Instituto Universitário de Ciências da Saúde) ⦁ Residente de 2º ano de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Maria – RS ⦁ Membro da equipe de Coordenação de Protocolos Médicos do Pronto-Socorro do Hospital Universitário da UFSM – RS ⦁ Especialização em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Referências:

  • Ponit of care Ultrasound in Medical Education – Stop Listening and Look. NEJM 2014; 370:1083
  • Volpicelli, G., Elbarbary, M., Blaivas, M., Lichtenstein, D. A., Mathis, G., Kirkpatrick, A. W., … Petrovic, T. (2012). International evidence-based recommendations for point-of-care lung ultrasound. Intensive Care Medicine, 38(4), 577-591.
  • International evidence-based recommendations on ultrasound-guided vascular access. Intensive Care Med. 2012 Jul;38(7):1105-17. doi: 10.1007/s00134-012-2597-x. Epub 2012 May 22.
  • Agency for Healthcare Research and Quality, 2001
  • Crit Care Med. 1996 Dec;24(12):2053-8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.