Leia mais:
Leia mais:
Temas controversos em UTI: hipotensão arterial
Check-up Semanal: anticorpos da vacina de Covid-19 na gestação, síndrome do impostor e mais! [podcast]
Quiz: A vacina contra a poliomielite e o dia mundial de combate à doença
Lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca
Mortalidade de pacientes com problemas cardíacos pós-Covid é de 42%, aponta estudo do InCor

Quanto custa a sua saúde?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bOs sistemas de saúde estão passando por um dilema complexo em todo mundo: A incompatibilidade qualidade x custo.

Com a revolução tecnológica, a medicina avança cada vez mais para salvar e dar qualidade de vida das pessoas, em contrapartida estes avanços estão acompanhados de altos custos que muitas vezes tornam os diagnósticos e tratamentos inviáveis para diversas populações e países.

Um estudo publicado em Maio deste ano pela Agência de Investigação de Saúde e Qualidade Norte-Americana, com resultados de análises realizadas em 2013, apontou as cinco principais causas de internação mais caras dos Estados Unidos. Elas são:

 

  1. Sepse;
  2. Osteoartrite;
  3. Cuidados de recém-nascidos;
  4. Complicação de dispositivos, implantes ou enxertos;
  5. Infarto Agudo do Miocárdio.

Ainda segundo o estudo os custos hospitalares agregados para 35,6 milhões de estadias hospitalares totalizaram USD381,4 bilhões. As cinco condições mais caras foram responsáveis por 20,5% do total dos custos hospitalares em 2013.

Uma das mais importantes observações da agência que promoveu o estudo é que os custos hospitalares representam os custos do hospital para produzir os serviços, e não o valor pago por serviços por contribuintes. Eles não incluem os honorários médicos associados à internação.

No Brasil, a saúde custa caro, e o mais preocupante disso tudo é que a maioria do dinheiro sai do bolso do paciente, direta ou indiretamente. O nosso país aplica em saúde 9% do PIB, se compararmos com outros países é pouco. A França por exemplo, gasta 11,7%. A Alemanha, 11,5%. O Reino Unido, 9,6%. Os Estados Unidos, 17,6%. A Argentina aplica menos (8,3%), mas tem indicadores de saúde melhores que os nossos.

ban

Nos principais países da Europa, mais de 70% dos gastos com saúde saem dos cofres do governo. No Brasil, apenas 47% é dinheiro público, derivado dos impostos pagos por cidadãos e empresas. Os outros 53% dos gastos saem diretamente do bolso dos contribuintes, que contratam convênios médicos para os funcionários, e do orçamento das famílias que gastam com planos de saúde, médicos particulares e remédios. Os cidadãos são duplamente penalizados.

Todas as informações da medicina, você encontra no WHITEBOOK!

Fontes: 

Amaize A (AHRQ), Mistry KB (AHRQ). Emergency Department Visits for Children and Torio C (AHRQ), Moore B (Truven Health Analytics). National Inpatient Hospital Costs: The Most Expensive Conditions by Payer, 2013. HCUP Statistical Brief #204. May 2016. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD. https://www.hcup-us.ahrq.gov/reports/statbriefs/sb204-Most-Expensive-Hospital-Conditions.pdf.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar