Os profissionais de enfermagem devem estar preparados para o atendimento integral da população LGBTI+. Para isso, é necessário que possamos estar atualizados a nomenclatura correta em termos de identificação sobre gênero, expressão, identidade, orientação ou sexo. Sabemos que a sexualidade humana é constituída por diversos fatores relacionados às questões biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
O preconceito estrutural pode promover resistência nos profissionais de enfermagem levando esses a negação do conhecimento ou desconsideração quanto a importância. Sabemos que não podemos mais permitir o preconceito em nossa sociedade e por isso, precisamos agir nos serviços de saúde para que a LGBTfobia não afete o sistema de maneira estrutural.
Pensando em explorar seu conhecimento sobre a temática, julgue as afirmativas e responda a alternativa CORRETA.
( ) Pessoas que se vestem e usam acessórios e/ou se maquiando de forma diferente do que é socialmente estabelecido para o seu gênero, sem se identificar como travesti ou transexual.
( ) São os gays e as lésbicas, que são pessoas que possuem atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo e gênero;
( ) Nascem com sexo masculino e tem identidade de gênero feminina. Não possui desconforto com o sexo biológico de nascimento, bem como com traços corporais femininos e masculinos, necessariamente.
( ) A identificação do gênero de acordo com o determinado em seu nascimento;
( ) São artistas que se vestem conforme o gênero masculino ou feminino, para fins artísticos ou de entretenimento.
( ) Não se enquadra em nenhuma identidade ou expressão de gênero.
( ) São aquelas pessoas que possuem identidade de gênero diferente do sexo biológico. Se afastam do sexo biológico se identificando psiquicamente pelo sexo oposto. Podem realizar modificações corporais por meio de terapias hormonais ou cirurgias, em busca do atributo físico que as fazem felizes;
( ) Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos/gêneros;