Caso clínico: Atendimento de mulheres vítimas de violência sexual no pronto-socorro

Mulher de 32 anos de idade, atendida no pronto-socorro, chorando muito, referindo sangramento genital após ter sido forçada a ter relações sexuais com um desconhecido, sem o uso de preservativo, cerca de quatro horas atrás. Refere sexarca aos 16 anos de idade e está em uso de DIU de cobre há 13 anos. Data da …

Mulher de 32 anos de idade, atendida no pronto-socorro, chorando muito, referindo sangramento genital após ter sido forçada a ter relações sexuais com um desconhecido, sem o uso de preservativo, cerca de quatro horas atrás.

Refere sexarca aos 16 anos de idade e está em uso de DIU de cobre há 13 anos. Data da última menstruação (DUM) há 10 dias. Ao exame ginecológico, foram observadas áreas de equimose e de pequeno sangramento em introito vaginal. 

Quiz 1/

Com vistas à prevenção de infecções não virais de transmissão sexual, a conduta é:  

Comentários

Profilaxia de sífilis:

  • Recomenda-se testagem para sífilis em todas as pessoas com exposição sexual de risco. Quando possível, testar a pessoa-fonte. Para casos de violência sexual, realizar profilaxia pós-exposição com penicilina benzatina 2,4 milhões UI IM em dose única, independentemente do resultado do teste rápido.

Profilaxia da infecção por N. gonorrhoeae e C. trachomatis:

  • Ceftriaxona 500 mg dose única + azitromicina 1 g dose única

Profilaxia de Tricomoníase:

  • Metronidazol 2 g dose única

Referência bibliográfica:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profi laxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021.

Em relação a contracepção de emergência: 

Comentários

O DIU de Cobre tem duração de dez anos, com alguns modelos com validade de cinco anos e outros com 12 anos. Entretanto, a mulher do caso clínico é usuária de DIU há 13 anos, fora de qualquer prazo de validade. Assim, independente da DUM, é necessário prescrever a contracepção de emergência que é realizada com levonorgestrel 1,5 mg dose única.

Referência bibliográfica:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. rasília: Ministério da Saúde, 2011.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.