Caso clínico: Atendimento de paciente com esquizofrenia

Paciente com esquizofrenia apresenta diversos sintomas adversos após redução das doses de tratamento. Confira o caso completo.

Paciente de 40 anos, há 17 anos com diagnóstico de esquizofrenia, estavasete anos em uso de haloperidol 20 mg/d, com redução da dose para 15 mg/d há um mês e meio. Há três semanas vem apresentando movimentação de musculatura perioral como se estivesse mastigando, movimentos de protusão da língua e movimentos com as mãos sem finalidade aparente. Os sintomas cessam durante o sono e se intensificam quando o paciente está em situações de exposição social.  

Quiz 1/

Qual o diagnóstico?

Comentários

A discinesia tardia (DT) é um distúrbio do movimento hipercinético induzido pela exposição a agentes bloqueadores dos receptores de dopamina. Os antipsicóticos são os maiores causadores de discinesia tardia, com maior frequência de ocorrência nos de primeira geração. O risco é maior no uso prolongado das medicações e em doses maiores. Alterações de dose e interrupção abrupta também podem ser desencadeantes do quadro.

Em doses equivalentes, todos os antipsicóticos de primeira geração possuem o mesmo risco de causar DT. Nos de segunda geração, paliperidona e risperidona possuem maior risco e clozapina e quetiapina menor. Sempre que possível, a droga causadora do quadro deve ser descontinuada lentamente, uma vez que interrupção abrupta pode agravar o quadro.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.