Caso clínico: dor abdominal após procedimento para emagrecimento

Paciente comparece na emergência queixando-se de dor abdominal aguda grave há seis horas. Confira o caso completo.

Uma paciente do sexo feminino de 25 anos com índice de massa corporal de 32 kg/m² (peso: 87 kg, altura: 164 cm) compareceu na emergência queixando-se de dor abdominal aguda grave há seis horas, despertando-a do sono. A dor era em barra em abdome superior, continuamente irradiando para dorso. Teve um episódio associado de vômitos de conteúdo gástrico. Referiu que há dois dias havia passado por um procedimento visando o emagrecimento.

Seus sinais vitais na admissão estavam dentro dos limites normais. Ela negou a ingestão de álcool. Não foram notificados novos medicamentos. Seu exame físico mostrou um abdômen suave. Os sons intestinais eram hipoativos. Os laboratórios na admissão não foram significativos, exceto para um nível de amilase de 701 U / L e nível de lipase de 1700 U / L.

Foi solicitada uma TC abdominal que mostrou a seguinte imagem:

tc abdominal

Quiz 1/

Qual sua principal hipótese diagnóstica?

Comentários

Pancreatite causada por balão intragástrico. A paciente apresenta um quadro clínico típico de pancretite (dor em abdome superior grave, irradiando para dorso), enzimas pancreáticas aumentadas, exame de imagem que pode sugerir pancreatite.

A FDA (Food and Drug Administration) emitiu um alerta em outubro de 2016 sobre as complicações relacionadas ao balão intragástrico, tendo em vista relato de cinco casos de morte em pessoas com colocação recente do dispositivo. Em fevereiro deste ano, a FDA já havia recomendado que os profissionais de saúde monitorassem pacientes que utilizam o balão intragástrico a fim de evitar possíveis efeitos colaterais, como pancreatite aguda e inflamações. No alerta, afirmaram desconhecer a causa da raiz ou a taxa de incidência da morte desses paciente, além de não terem sido capazes de atribuir definitivamente os óbitos aos dispositivos ou os procedimentos de inserção destes (por exemplo, perfuração gástrica e esofágica ou obstrução intestinal).

Referências:

  • https://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm570916.htm
  • http://www.soard.org/article/S1550-7289(15)01105-3/fulltext

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.