Caso clínico: Paciente com pré-síncopes recorrentes e alteração no exame clínico cardiovascular

Mulher, 67 anos, hipertensa, procura atendimento referindo quadros recorrentes de pré-síncopes e dois episódios de síncopes na última semana.

Mulher, 67 anos, hipertensa, procura atendimento referindo quadros recorrentes de pré-síncopes e dois episódios de síncopes na última semana, com breve recuperação e amparo de familiares, no momento sem queixas. 

Refere tratamento regular da HAS (Losartana 50mg/dia, hidroclorotiazida 25mg/dia) e nega dispneia, dor torácica ou outras queixas clínicas.  

Nega eventos cardiovasculares prévios e uso de outras medicações diárias. 

Ao exame clínico apresentava pressão arterial de 124×92 mmHg e frequência cardíaca de 36 bpm. Demais sinais vitais sem alterações e tempo de enchimento capilar normal. 

Apresentava ausculta pulmonar sem alterações e ritmo cardíaco regular, bradicardia, bulhas normofonéticas e sem sopros.

Ao observar região cervical, chamava atenção o seguinte achado:

Quiz 1/

Qual o achado encontrado no exame físico?

Comentários

Na observação da região cervical é observado pulso venoso interessante, caracterizado por eventuais impulsões abruptas, mais facilmente vistas em região supraclavicular. 

Associado ao restante do exame clínico foi possível observar que tal impulsão aparecia no momento da sístole ventricular, juntamente com ausculta da primeira bulha.  

Sendo caracterizada a presença da onda a em canhão, alteração semiológica clássica do bloqueio atrioventricular total (BAVT), que ocorre quando coincidem a sístole atrial e ventricular, gerando refluxo abrupto do sangue nas veias jugulares (átrio direito contrai estando a válvula tricúspide fechada). 

Na continuação do atendimento médico foi realizado o seguinte eletrocardiograma, confirmando a suspeita clínica de BAVT.

Bloqueio atrioventricular total com ritmo de escape ventricular com padrão de bloqueio de ramo esquerdo. Paciente mantinha estabilidade hemodinâmica e sem queixas clínicas, sem necessidade de uso de medicações, sendo internada na enfermaria de cardiologia para investigação clínica e terapêutica apropriada. 

O bloqueio atrioventricular total

O BAVT é uma bradiarritmia onde ocorre interrupção do estímulo elétrico entre o nó sinoatrial e o restante do sistema de condução cardíaco, podendo ocorrer em diferentes níveis desse sistema, como o nodo AV e o feixe His-Purkinje, configurando maior gravidade e pior prognóstico de acordo com o nível acometido. 

Pode surgir a partir de causas estruturais como fibrose miocárdica de diferentes etiologias, eventos isquêmicos agudos e até mesmo intoxicação por medicamentos, alterações eletrolíticas e doenças sistêmicas como amiloidose e lúpus. 

Normalmente os indivíduos apresentam sintomas clínicos, mesmo que sem muita gravidade, como sensação de mal-estar e pré-síncopes, porém podem estar presentes síncopes recorrentes e quadros mais preocupantes com dor torácica e dispnéia. 

Atenção especial deve ser dada ao paciente com BAVT e com queixas graves que se apresenta com sinais de instabilidade hemodinâmica, demandando medidas clínicas com prontidão. 

Na presença de instabilidade, usualmente essa bradiarritmia não responde de forma satisfatória ao uso de atropina, podendo ser feito uso da dopamina ou epinefrina até a conduta ideal, que é a utilização de um marcapasso. De forma que no quadro emergencial costuma ser utilizado um transcutâneo de acordo com a estrutura do serviço de atendimento, e caso não obtenha sucesso, deve ser utilizado um marcapasso transvenoso, com posterior seguimento com cardiologista para definição clínica e avaliação de marcapasso definitivo. 

Referências bibliográficas: 

  • Knabben V, Chhabra L, Slane M. Third-Degree Atrioventricular Block. 2022 Apr 30. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 31424783. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.