Caso clínico: veja como usar o DDX na prática

O DDX relembra condições compatíveis com os sintomas do paciente. Ele amplia as possibilidades de diagnóstico do médico no atendimento.

Paciente jovem, 18 anos, sem comorbidades, admitido na emergência, trazido por familiares, com queixa de fraqueza nos quatro membros com dez horas de instalação. 

Com essas poucas informações, você já conseguiria pensar em algum diagnóstico diferencial? 

O médico plantonista suspeitou inicialmente de um quadro de síndrome de Guillain Barré. Mas a anamnese é uma etapa fundamental e não pode ser negligenciada. Durante anamnese dirigida, foi relatado história de quatro episódios semelhantes autolimitados com duração aproximadamente de seis a oito horas. Na história familiar, pai apresenta episódios semelhantes. Fora da crise relata episódios de diminuição da velocidade de relaxamento muscular após contração (miotonia). As crises são precipitadas com o exercício, jejum prolongado ou estresse. Ao exame neurológico, na crise, apresentou apenas sinais motores. Nega sintomas esfincterianos ou sensitivos. Nenhuma alteração em nervos cranianos. O eletrocardiograma (ECG) da admissão foi evidenciado uma onda T apiculada, o que levou o médico plantonista a verificar os níveis séricos do potássio que estavam elevados. 

Resolvendo este caso com o DDX

Neste ponto, o Whitebook pode ajudar. Ele coloca a função do DDX disponível ao alcance do seu bolso! Ao incluir os achados: 

  • Sexo masculino 
  • 18 anos
  • Fraqueza muscular periódica precipitada por exercícios 
  • Hiperpotassemia 
Quiz 1/

Qual será o diagnóstico?

Entre os principais diagnósticos diferenciais (condições compatíveis) temos: 

Comentários

Sabemos que há muitos diagnósticos diferenciais para quadros de fraqueza muscular de aparecimento agudo. 

O plantonista da emergência logo pensou em síndrome de Guillain Barré. No aprofundamento da anamnese, pudemos ver que o paciente já tinha tido outros episódios fraqueza muscular, além de ter um pai com sintomas parecidos. Por fim, o potássio alto nos trouxe uma pista preciosa. 

Com esses dados, o DDX nos ajudou muito a direcionar o nosso diagnóstico diferencial. Outros diagnósticos que envolviam causas renais também foram levantados antes do uso do DDX, principalmente pela hipercalemia, mas podemos descartar porque não cursam com fraqueza episódica. 

Como nosso paciente tinha uma história familiar positiva, não foi necessária uma avaliação diagnóstica adicional e fechamos o caso como paralisia periódica familiar. Ele evoluiu com melhora da força e da hipercalemia, recebeu alta com orientação de acompanhamento e medidas preventivas de novas crises. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.