Quiz: Como identificar uma dermatite de contato ocupacional?

Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED, que traz um caso de dermatite nos braços e mãos de uma mulher de 48 anos.

Mulher de 48 anos, auxiliar de serviços gerais, apresenta intenso eczema de mãose braços nos últimos meses (figura 1), com melhora no período de férias.

 

Quiz 1/

Qual a afirmativa verdadeira?

Comentários

A dermatite de contato (DC) é uma  reação comum da pele causada pela exposição a alérgenos  ou a agentes irritantes, sendo a dermatite de contato irritativa (DCI) uma causa bem mais comum de dermatose ocupacional do que a dermatite de contato alérgica (DCA). O  trabalho úmido é o irritante de pele mais comum em trabalhadores, seguido por sabões, detergentes, solventes e óleos. As mãos, braços e face são as áreas corporais mais acometidas. 

Trabalhadores expostos a  líquidos ou  que utilizam luvas oclusivas por período superior a duas horas por dia, e que lavam frequentemente as mãos (mais de 20 vezes por dia) apresentam elevado risco. Esse grupo inclui profissionais de saúde, prestadores de serviços de limpeza, cozinheiros, cabeleireiros, metalúrgicos  e trabalhadores da construção civil.  

O diagnóstico é clínico, sendo que os testes de contato servem para confirmar o diagnóstico e para investigar a substância responsável pelas lesões. No caso de substâncias irritativas, não há o mecanismo de memória imunológica, e os testes de contato não são úteis.  Já nos quadros alérgicos, há uma resposta imune exacerbada a uma substância a qual o indivíduo teve sensibilização prévia, sendo o teste de contato necessário para confirmação do diagnóstico. 

O ponto mais importante do tratamento é afastar o paciente do agente causador. Após essa medida, pode-se optar por corticoterapia tópica ou sistêmica associada a anti-histamínicos para controle do prurido.  

 Referências bibliográficas: 

  • Li Y, Li L. Contact Dermatitis: Classifications and Management. Clin Rev Allergy Immunol. 2021 Dec;61(3):245-281. 
  • Jacobsen G et al. Causes of irritant contact dermatitis after occupational skin exposure: a systematic review. Int Arch Occup Environ Health. 2022 Jan;95(1):35-65.
  • Patel K, Nixon R. Irritant Contact Dermatitis – a Review. Curr Dermatol Rep. 2022;11(2):41-51 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades