Quiz: Isotretinoína oral para rejuvenescimento. Funciona mesmo?

Teste seus conhecimentos com este quiz sobre a isotretinoína oral sendo usada para rejuvenescimento facial.

A isotretinoína oral é um retinoide inicialmente aprovado para o tratamento de quadros graves de acne. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, a medicação tem sido cada vez mais utilizada em outras condições dermatológicas, entre elas o fotoenvelhecimento.

Quiz 1/

Acerca do uso da isotretinoína oral para rejuvenescimento, qual a alternativa correta?

Comentários

A isotretinoína oral é um retinoide derivado da vitamina A, e nas últimas décadas tornou-se a opção mais eficaz para o tratamento de acne nódulo-cística. Foi aprovada para esse fim na década de 80 nos Estados Unidos e na década de 90 no Brasil. Seu uso off label  vem sendo considerado em várias condições dermatológicas, dentre elas o rejuvenescimento.

Recentemente, discute-se o potencial da isotretinoína oral em baixas doses (em torno de 20 mg, três vezes por semana) para melhorar o quadro clínico e histológico de peles com fotodano. As biópsias de pele de indivíduos submetidos a esse tratamento não revelaram alterações muito expressivas em relação ao rejuvenescimento, mas a redução na expressão da proteína p53 pode indicar um uso promissor na prevenção do câncer de pele.

Apesar desse potencial terapêutico, os estudos apresentam resultados variáveis e não há comprovação da sua superioridade em relação ao uso combinado de fotoprotetor, hidratante e tretinoína tópica. Quanto à segurança, poucos efeitos colaterais foram observados, provavelmente devido à baixa dose, sendo a queilite leve e xerose cutânea as queixas mais comuns.

Conclui-se que apesar da medicação ter se mostrado segura para o rejuvenescimento, seu uso indiscriminado com objetivo estético  não deve ser estimulado, especialmente em mulheres em idade fértil.

Referências bibliográficas:

  • Abdelmaksoud A et. al. Low Dose of Isotretinoin: A comprehensive review. Dermatologic therapy Volume 33, Issue 2. March/April 2020.
  • Bagatin E, Costa CS, Rocha MA, Picosse FR, Kamamoto CS, Pirmez R, et al. Consensus on the use of oral isotretinoin in dermatology – Brazilian Society of Dermatology. An Bras Dermatol. 2020;95(S1):19—38.
  • E. Forbat, F.R. Ali & F. Al-Niaimi (2018): Dermatological indications for the use of isotretinoin beyond acne, Journal of Dermatological Treatment, DOI: 10.1080/09546634.2018.1445194

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades