Quiz: Mulher com erosões dolorosas na boca e pele, o que será?

As erosões eram recorrentes e apresentavam melhora parcial com uso de prednisona. Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED.

Mulher de 39 anos, hígida, apresentava erosões dolorosas no corpo e na cavidade oral de evolução há meses (figuras 1 a 3). As lesões eram recorrentes e apresentavam melhora parcial com uso de prednisona. Negava uso recente de medicações.

Figuras 1 a 3: erosões em cavidade oral e bolhas flácidas, erosões e crostas na pele (créditos: Dra. Mariana Santino – RJ). 

Quiz 1/

Qual o diagnóstico provável?

Comentários

O pênfigo vulgar (PV) é uma dermatose bolhosa crônica imunomediada, que geralmente acomete adultos entre 30 e 60 anos. A doença resulta da produção de autoanticorpos contra as desmogleínas 1 e 3, componentes dos demossomos (responsáveis pela coesão entre os queratinócitos). 

Manifesta-se como bolhas flácidas de fácil ruptura e que geram erosões dolorosas. Tipicamente inicia-se na mucosa oral, sendo que muitos pacientes desenvolvem bolhas na pele nas semanas seguintes. O exame físico revela acometimento preferencial da parte superior do tronco, com a presença de bolhas frágeis e/ou erosões crostosas. A face, couro cabeludo, flexuras e demais mucosas também podem estar acometidos.  

O diagnóstico pode ser confirmado por exame citológico, exame histopatológico e testes de imunofluorescência direta e indireta. Se não tratada a condição pode levar a alta morbidade e mortalidade (em torno de 10%, sendo a sepse a principal causa de óbito). As opções terapêuticas são corticosteroides sistêmicos e imunossupressores como azatioprina, metotrexato e micofenolato. Casos graves podem necessitar de pulsoterapia com metilprednisolona, ciclofosfamida ou imunoglobulina intravenosa. Em casos refratários a associação do rituximabe  (um imunobiológico anti-CD20) com corticoide é considerada terapia de primeira linha. 

Agradecimentos

Agradeço a Dra. Mariana Santino por ter cedido gentilmente as imagens. 

Referências bibliográficas:

  •  Melchionda V, Harman KE. Pemphigus vulgaris and pemphigus foliaceus: an overview of the clinical presentation, investigations and management. Clin Exp Dermatol. 2019 Oct;44(7):740-746.
  • Porro AM et al. Pemphigus vulgaris. An Bras Dermatol. 2019 Jul 29;94(3):264-278.
  • Cura MJ et al. Pemphigus Vulgaris: A Retrospective Cohort Study of Clinical Features, Treatments, and Outcomes.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades