Quiz: Paciente com cisto sinovial no punho

Veja o quiz completo sobre cisto sinovial.

Teste seus conhecimentos sobre esse caso de cisto sinovial.

Quiz 1/

A localização mais comum do cisto sinovial do punho é:

Comentários

Cistos mucoso e gânglios

São os tumores de partes moles mais comuns da mão. Mais comum em mulheres entre 2° e 4° décadas. Apresentam-se normalmente de formas isoladas, apesar de terem sido descritos em praticamente todas articulações da mão e punho. Podem comprimir n. ulnar e mediano. O diagnóstico é bem direto (história, exame físico, transluminação).

Diagnósticos diferenciais

Tenossinovite extensora, lipomas, outros tumores.
Episódio de trauma está presente em pelo menos 10% dos casos; trauma repetitivo pode ser um fator importante. Sem degeneração maligna. Evolução variada (aparece de forma súbita, com ruptura ou desaparecimento espontâneo). Cisto é formado por glucosamina, albumina, globulina, altas concentrações de ácido hialurônico.

Tratamento não cirúrgico

Considerados devido a limitada morbidade e a possibilidade de sucesso, com cirurgia reservadas para persistências dos sintomas. Pode ser aberta ou artroscópica, com resultados semelhantes

Gânglios dorsais do punho

60 a 70% dos cistos do punho e mão; normalmente localizado sobre o ligamento SL (pode aparecer entre quaisquer tendões extensores, tendo um pedículo longo, distal ao SL, geralmente entre 2° e 4° compartimento extensores); Retirados com incisões transversa com dissecação tipicamente entre 3° e 4° compartimentos. Complicações: recorrência precoce (excisão inadequada, ocorrência incomum), rigidez (principalmente déficits de flexão), lesão de ramos sensitivos. Gânglios dorsais carpais ocultos podem ser causar de dor, melhores tratados de forma conservadora.

Gânglios volar do punho

Segundo mais comum no punho e mão (18-20%); localizado distal a borda do rádio (radiocarpal, localizado sobre a crista volar do punho entre FRC e ALP, envolvido com ramos da artéria radial) e distal a tuberosidade do escafóide (art. Escafotrapezoidal). Complicações semelhantes aos dorsais.

Referências bibliográficas:

  • Green´s Operative Hand Surgery – WOLF, HOTCHKISS, PEDERSON, KOZIN, COHEN – 7th ed. – Elsevier – 2017
  • Foto retirada do acervo do autor

Veja mais conteúdos em Ortopedia:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades