Quiz: Paciente com deformidade em punho. O que será?

Teste seus conhecimentos e este caso de uma paciente do sexo feminino apresentando uma deformidade em punho.

Mulher queixa-se de deformidade em punho e apresenta a seguinte radiografia.

Quiz 1/

Qual é o diagnóstico?

Comentários

Deformidade de Madelung

Alteração da epífise de crescimento do rádio distal, caracterizada pela angulação excessiva volar e radial causada por distúrbio de crescimento na porção volar ulnar, embora possa envolver todo o rádio. A cobertura do semilunar não é completa, ficando o mesmo muitas vezes desprotegido. Carpo assume forma triangular, com semilunar no ápice da deformidade, e uma subluxação anterior do carpo. A luxação da ARUD é sempre uma constante.

Etiologia

Não sabe causa exata. Pode ser causada pela lesão óssea da porção ulnar da fise do rádio distal, ligamento palmar anormal prendendo o semilunar ao rádio proximal (ligamento de Vickers), inserção anômala do pronador quadrado ao nível do escafóide e da porção ulnar da epífise distal radial (não é encontrado com frequência, descrito por Linscheid). Desordem genética autossômica dominante com 50% de penetração. Sobrecarga repetitiva ao punho de uma criança pode causar uma barra óssea, com aparência semelhante a Madelung. 

  • Alguns autores acreditam que seja uma forma frustra da discondrosteose da doença de Leri-Weill (condição associada a outras anormalidades esqueléticas, principalmente na tíbia, é a causa mais comum de dwarfismo mesomélico, mutação no SHONX) 
  • Condições associadas: mucopolissacaridose, digenesia gonodal de Turner, acondroplasia, exostose múltipla, displasia fisária múltiplas, doença de Ollier.  

Epidemiologia

Mais comum em mulheres e bilateral, aparece tipicamente no início da adolescência, corresponde a 1,7% das anomalias congênitas da mão. Deformidade congênita mais visível na infância tardia ou adolescência. 

Apresentação clínica

Desvio volar do punho e da mão, com extremo distal da ulna mais proeminente dorsalmente. Rádio distal apresenta concavidade na incidência lateral. Há um leve encurtamento do rádio ao nível do punho. Limitação da mobilidade do punho e antebraço: extensão mais limitada que flexão, supinação mais que pronação e limitação ao desvio ulnar. Dor é a principal responsável pela primeira consulta, seguida pela queixa estética. Dor recorrente  pelo impacto ulnocarpal. 

Exames complementares

Fise distal do rádio com formato triangular secundário a fusão precoce de metade ulnar, maior inclinação radial (em torno de 60°) associada a uma maior inclinação no sentido volar (em torno de 35°). Subluxação dorsal da ulna. 

Classificação

Classificação de Vender e Watson

Classifica em quatro tipos a deformidade de Madenlung ou Madenlung like 

  • Pós traumática 
  • Displásico 
  • Genética 
  • Idiopática  

Tratamento

Nenhum tratamento é necessário na deformidade sem dor. Tratamento cirúrgico indicado com progressão da deformidade e dor incapacitante, associados a perda da amplitude de movimento e da força, bem como naqueles com alterações estéticas importantes. 

Referências bibliográficas:

  • Green´s Operative Hand Surgery – WOLF, HOTCHKISS, PEDERSON, KOZIN, COHEN – 7th ed. – Elsevier – 2017 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades