Quiz: Paciente com lesões nas axilas. Qual o diagnóstico?

Responda ao quiz e teste seus conhecimentos em dermatologia e nas especialidades médicas relacionadas. Confira!

Mulher jovem e saudável apresentou as seguintes lesões nas axilas dias após um quadro gripal (figura 1). Após dois meses, as lesões tiveram resolução espontânea.

Figura 1: Placas eritematosas, ovais, com colarinho de escamas periférico em região axilar.

 

Quiz 1/

Qual o diagnóstico provável?

Comentários

A pitiríase rósea é uma erupção cutânea benigna, autolimitada e aguda que acomete principalmente crianças e adultos jovens. A apresentação clássica é de uma lesão única no tronco de bordas elevadas (“medalhão” ou “placa mãe”),  que progride para uma erupção cutânea papuloescamosa no tronco e porção proximal dos membros, com aspecto de “árvore de Natal”. Na sua forma clássica a doença pode ser facilmente reconhecida, porém suas variantes clínicas podem ser um desafio diagnóstico. O caso em questão constitui a forma inversa, que distingue-se pelo acometimento de áreas flexurais como axilas, virilhas e pescoço.

Herpesvírus humano (HHV)-7 e HHV-6, vacinas e medicações são possíveis agentes etiológicos implicados, e um pródromo leve com sintomas constitucionais pode ocorrer em 5% dos casos. Devido ao caráter benigno e autolimitado da condição, o tratamento é sintomático e inclui emolientes, corticóides tópicos e anti-histamínicos orais.

Em casos mais extensos antivirais como o aciclovir e a fototerapia podem ser opções, mas mais estudos são necessários. Os macrolídeos orais (eritromicina e azitromicina) tem resultados controversos. O diagnóstico diferencial inclui sífilis secundária, eczema numular, tinea, exantemas virais e farmacodermias.

Referências bibliográficas:

  • Villalon-Gomez JM. Pityriasis rosea: diagnosis and treatment. Am Fam Physician. 2018 Jan 1;97(1):38-44.
  • Litchman G, Nair PA, Le JK. Pityriasis rósea. 2021 Jul 21. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan.
  • Leung AKC et al. Pityriasis Rosea: An Updated Review. Curr Pediatr Rev. 2021;17(3):201-211.
  • Urbina F, Das A, Sudy E. Clinical variants of ptyriasis rosea. orld J Clin Cases. 2017 Jun 16;5(6):203-211.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.