Quiz: Paciente com lesões puriginosas há três anos. O que será?

Paciente desenvolveu máculas e pápulas de coloração eritematoacastanhadas. Confira o Quiz PEBMED completo.

Paciente feminina, 40 anos, natural e moradora do Rio de Janeiro. Queixa-se de “manchas que coçam” há três anos, com prurido intenso, acometendo tronco e membros superiores, principalmente. Nega comorbidades. Nega sintomas gastrointestinais.  

Ao exame físico, apresentava máculas e pápulas de coloração eritematoacastanhadas. Houve surgimento de urtica após fricção de uma lesão. Não apresentou outras alterações durante o exame físico.

Quiz 1/

Qual o diagnóstico?

Comentários

A mastocitose é uma doença rara que cursa com proliferação e subsequente acúmulo de mastócitos na pele e/ou órgãos internos.

O mastócito é originado da célula pluripotente CD 34+ na medula óssea e, após, é liberado na corrente sanguínea em direção aos tecidos específicos para sua maturação.

As células progenitoras dos mastócitos expressam um receptor tirosina quinase (c-kit), essencial para o crescimento e diferenciação das células.

Na mastocitose, ocorre uma mutação nesse receptor, resultando em acentuada sobrevida e proliferação dos mastócitos.

A classificação da mastocitose pode ser feita, segundo a World Health Organization (WHO), com base no exame físico e dermatológico, presença de agregados mastocitários na biópsia de pele ou aspirado da medula óssea, comprovação de mutação D816 V KIT e dosagem do nível sérico de triptase (> 20ng/ml).

Após o diagnóstico, a doença pode ser classificada em diversas categorias, com ou sem comprometimento sistêmico.

As manifestações cutâneas podem manifestar-se como Telangectasia macular eruptiva persistente (TMEP), Mastocitose cutânea difusa, Mastocitoma e Urticária pigmentosa (UP).

A UP é a forma mais comum de mastocitose, acometendo mais crianças dos três a nove meses, com involução espontânea na maioria dos casos, mas também pode acometer adultos da 4ª década.

Sintomas como prurido são muito frequentes e intensos. Podem ocorrer pápulas, máculas, nódulos ou placas, de coloração vermelho-acastanhada, com predileção pelo tronco. O envolvimento sistêmico é raro, porém sempre deve ser investigado.

Pode ocorrer surgimento de urtica após fricção de uma lesão de Urticária pigmentosa, denominando o Sinal de Darier, presente em 90% dos pacientes. O tratamento da UP baseia-se no controle dos sintomas e é fundamental evitar os fatores desencadeantes, como alterações de temperatura, pressão, stress, ansiedade, infecções e medicamentos, que podem estimular a degranulação dos mastócitos.

Emolientes, corticoides tópicos, inibidores da calcineurina, fototerapia são utilizados para controle da doença e os anti-histamínicos H1 atuam no controle do prurido. A doxepina apresenta atividade de bloqueio H1 e pode ser benéfica.

Cromoglicato dissódico pode ajudar nos casos de envolvimento gastrointestinal e flushing. Outras drogas, como o Omalizumab também são descritas no controle da doença.

Referências bibliográficas:

  • Luciana Cirillo Maluf, Jefferson Alfredo De Barros, Carlos D’aparecida Dos Santos Machado Filho. Mastocytosis. An Bras Dermatol. 84(3): 2009
  • Josemir Belo Dos Santos, Luciano Montenegro, Patricia De Barros Guimarães, Paula Corrêa. Clinically Exuberant Urticaria Pigmentosa In An Adult Patient. An Bras Dermatol. 81(s3): 2006
  • Slapnicar, C., Trinkaus, M., Hicks, L., & Vadas, P. (2019). Eficácia Do Omalizumabe Na Mastocitose Sistêmica Indolente. Relatos De Casos Em Hematologia , 2019 , 3787586. Doi: 10.1155 / 2019/3787586
  • Fonseca CSBM, Vasconcellos EF, Fonseca JSBM, Barbosa RM, Oliveira VSC. Urticária pigmentosa: mastocitose cutânea na infância. Braz J Allergy Immunol. 2013;1(3):175-179

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades