Quiz: Paciente com manchas escuras na região malar e supralabial. Como tratar?

Paciente já tinha recebido o diagnóstico clínico de melasma e vinha fazendo tratamento sem sucesso. Confira o Quiz PEBMED.

Paciente de 38 anos, sem comorbidades, chega ao ambulatório de dermatologia queixando-se de manchas escuras na região malar e supralabial que iniciaram na sua primeira gestação e pioraram durante a sua segunda gestação e também quando se expôs ao sol. A paciente já tinha recebido o diagnóstico clínico de melasma e vinha em uso de ácido azeláico 15% gel, protetor solar sem base e FPS 30 por longo período. Vem à consulta no período do inverno para otimizar o tratamento e após ter parado de amamentar.

Confira a imagem:

Créditos da imagem: Mariana Santino (Dermatologia)

Quiz 1/

Quais opções de tratamento são as mais indicadas?
 

Comentários

A base do tratamento do melasma consiste no uso regular de um protetor mineral de alto FPS e, se possível, com base para proteger a pele também da luz visível, emitida por lâmpadas e aparelhos eletrônicos, além dos raios ultravioletas, com frequência e quantidade adequada. Além disso, usamos produtos comerciais ou manipulados envolvendo substâncias anti-envelhecimento, clareadoras e anti-inflamatórias. Também podemos associar ao tratamento os antioxidantes orais, dentre eles a luteína. O microagulhamento, peeling e laser entram como tratamentos complementares em casos resistentes e de acordo com o fototipo do paciente e época do ano.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags