Paciente 38 anos, feminino, está há 1 dia viajando com o namorado quando dá entrada no pronto socorro com ansiedade, taquicardia, hipertensão, dispneia e sensação de morte iminente iniciada há 30 minutos. Realizado Diazepam 10 mg com remissão dos sintomas.
Namorado da paciente mostrou à equipe um vídeo realizado há poucas horas enquanto passeavam por um mercado no qual a paciente falava que havia sido iluminada e teria tido conhecimento de uma verdade transcendental, precisava comprar e comer algumas frutas específicas para se salvar, salvar o namorado e o mundo. No vídeo, paciente apresentando incontinência afetiva, chorando e falando efusivamente com um vendedor de frutas.
Familiares negam qualquer episódio prévio semelhante. Após ser medicada, a paciente conta que há oito anos começou a usar Alprazolam 0,5 mg por conta própria à noite, que a ajudava a relaxar e ter um boa noite de sono, mas que a medicação foi perdendo efeito e passou a usar doses maiores, inclusive ao longo do dia, ultimamente fazendo uso de 8-10 mg por dia. Há um ano está em tratamento psiquiátrico irregular com Sertralina 50 mg. Interrompeu abruptamente o uso de todas as medicações durante a viagem.