Quiz: Paciente com queixa de taquicardia e dispneia. Qual o diagnóstico?

Paciente deu entrada com namorado na emergência. Confira o quiz completo e teste seus conhecimentos com o caso.

Paciente 38 anos, feminino, está há 1 dia viajando com o namorado quando dá entrada no pronto socorro com ansiedade, taquicardia, hipertensão, dispneia e sensação de morte iminente iniciada há 30 minutos. Realizado Diazepam 10 mg com remissão dos sintomas.

Namorado da paciente mostrou à equipe um vídeo realizado há poucas horas enquanto passeavam por um mercado no qual a paciente falava que havia sido iluminada e teria tido conhecimento de uma verdade transcendental, precisava comprar e comer algumas frutas específicas para se salvar, salvar o namorado e o mundo. No vídeo, paciente apresentando incontinência afetiva, chorando e falando efusivamente com um vendedor de frutas.

Familiares negam qualquer episódio prévio semelhante. Após ser medicada, a paciente conta que há oito anos começou a usar Alprazolam 0,5 mg por conta própria à noite, que a ajudava a relaxar e ter um boa noite de sono, mas que a medicação foi perdendo efeito e passou a usar doses maiores, inclusive ao longo do dia, ultimamente fazendo uso de 8-10 mg por dia. Há um ano está em tratamento psiquiátrico irregular com Sertralina 50 mg. Interrompeu abruptamente o uso de todas as medicações durante a viagem.

Quiz 1/

Qual diagnóstico melhor explica o quadro? 

Comentários

O uso crônico de benzodiazepínicos pode causar dependência fisiológica e síndrome de abstinência após descontinuação rápida. Os sintomas em geral começam entre 2-3 dias e duram de 10-14 dias.

No entanto, para medicações de meia vida curta (caso do alprazolam, que tem meia vida de aproximadamente 11h em adultos jovens saudáveis) os sintomas começam mais precocemente e podem ocorrer até seis horas após a última dose.

As manifestações mais comuns da abstinência de benzodiazepínicos são: ansiedade, diaforese, alucinações, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, mialgia, náusea e vômitos, tremor, hipertensão, hipertermia, taquicardia.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades