Quiz: Paciente pediátrico com quadro de vômitos e febre. Qual o diagnóstico?

No atendimento o paciente referiu dor a palpação do abdome superior no exame físico. Confira o Quiz PEBMED completo. 

Paciente sexo feminino, escolar, iniciou há cerca de quatro dias quadro de vômitos e febre, sem melhora com o uso de medicações sintomáticas. A mãe ainda referia que a paciente queixava-se de dor epigástrica, evoluindo com anorexia. 

Ao exame clínico paciente encontrava-se emagrecida, hipocorada 2+/4+ e desidratada. Referia dor a palpação do abdome superior no exame físico. 

Foi solicitada radiografia de abdome.

 

Quiz 1/

Qual sua hipótese diagnóstica diante dos achados de imagem e RX?

Comentários

A melhor resposta para a alternativa é a letra A. Diante dessa história clínica e com a radiografia de abdome em ortostase, observamos que a cavidade gástrica está bastante distendida, repleta de um material de aspecto moteado (seta vermelha).

 

 

O diagnóstico de fato era bezoar gástrico. O achado radiológico foi descrito e no contexto clínico adequado, o diagnóstico é realizado. Na maioria dos casos, o tratamento é conservador. No entanto, pode ser necessário a realização de endoscopia digestiva alta ou em casos, mais extremos a sua retirada cirúrgica.

Bezoares são raros e tem como maior incidência as faixas etárias extremas (idosos ou crianças). Na faixa etária pediátrica, a maior parte ocorre na adolescência, normalmente com transtornos psicológicos que levam a tricofagia, fazendo assim do tricobezoar a variante mais comum nesta faixa

A clínica do paciente pode variar desde sintomas leves de desconforto abdominal até manifestações de síndromes obstrutivas, com vômitos, anorexia e emagrecimento, sendo esta a complicação mais comumente encontrada, variando a gravidade conforme as dimensões que os aglomerados no trato gastrointestinal atingem.

Veja mais:

Referências bibliográficas:

  • Faria AP, Silva IZ, Santos A, Avilla SGA, Silveira AE. Síndrome de Rapunzel – relato de caso: tricobezoar como causa de perfuração intestinal. J Pediatr (Rio J). 2000;76(1):83-6.
  • Eng K & Kay M. Gastrointestinal Bezoars: History and Current Treatment Paradigms. Gastroenterol Hepatol (N Y). 2012;8(11):776-8
  • Pereira PSC, Borges LGS. Bezoar – Relato de caso de um pré-escolar com Síndrome de Rapunzel. Resid Pediatr. 2016;6(3):134-136
  • Delabrousse E, Brunelle S, Saguet O, Destrumelle N, Landecy G, Kastler B. Small Bowel Obstruction Secondary to Phytobezoar CT Findings. Clin Imaging. 2001;25(1):44-6.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.