Quiz: qual será esta doença?

Paciente apresenta erupção eritematosa não pruriginosa periorbitária bilateralmente. Teste seus conhecimentos com nosso Quiz.

Paciente apresenta quadro de tosse seca há aproximadamente um mês. Há sete dias apresenta erupção eritematosa não pruriginosa periorbitária bilateralmente. Confira a imagem:

 

Quiz 1/

Com qual provável doença esta manifestação cutânea está mais associada?

Comentários

A manifestação cutânea trata-se de heliotropo (erupção eritemato-volácea com edema variável na região periorbitária). O heliotropo ocorre em 30 a 60% dos pacientes com Dermatomiosite, pode envolver apenas a região de pálpebras superiores ou ambas as pálpebras (principalmente nos pacientes afro-americanos).

O quadro arrastado de tosse da paciente, pode estar relacionado com pneumopatia intersticial, manifestação pulmonar presente em 15 a 30% dos casos. Além da pneumopatia intersticial, há complicações pulmonares decorrentes da doença muscular (broncoaspiração e hipoventilação). As lesões cutâneas precedem a fraqueza muscular em 56% dos casos; a fraqueza muscular precede as lesões cutâneas em 16% dos casos, e os dois sinais aparecem simultaneamente em 28% dos pacientes.

Ainda assim, existe a variante amiopática da Dermatomiosite. É também denominada Dermatomiosite sem miosite, termo usado para descrever casos com lesões cutâneas típicas e patognomônicas, sem sintomas ou alterações laboratoriais que evidenciem envolvimento dos músculos.

Quando as lesões cutâneas precedem a miosite, o intervalo para aparecimento de quadro muscular é, em média, de três a seis meses, porém pode demorar até quatro anos. O acompanhamento do paciente por no mínimo dois anos é necessário para confirmar o diagnóstico. Entretanto, após seis meses do início dos sintomas sem quadro muscular, já se pode fazer o diagnóstico provisório de Dermatomiosite amiopática.

O tratamento precoce com corticoides pode prevenir o surgimento da miopatia.

Referencias:

  • Dermatologia, Jean L Bolognia – 3ªedição
  • Ortigosa LCM, Reis VMS. Dermatomiosite – Artigo de revisão. An. Bras. Dermatol. vol.83 no.3 Rio de Janeiro May/June 2008

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades