Quiz: Teste seus conhecimentos sobre acidente de trabalho

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 317 milhões de acidentes afetam trabalhadores anualmente no mundo.

Com o avanço do envelhecimento e doenças crônicas da população trabalhadora em diversos países, vem surgindo um novo perfil no campo da saúde do trabalhador. As novas configurações do mundo do trabalho, com alta demanda, exigência, precarização da proteção social e dos vínculos empregatícios têm afetado diretamente a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores.

Desta forma, no contexto atual, esses fatores têm contribuído bastante para ocorrência de acidentes de trabalho e a incidência tem crescido consideravelmente a cada ano. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 317 milhões de acidentes afetam trabalhadores anualmente no mundo.

Diante desse contexto, julgue as afirmativas a seguir:

  1. O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) tem o objetivo de assegurar o Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e incentivar empresas com menores índices de acidentes de trabalho a pagarem apenas 1%, enquanto aquelas com maior incidência de acidentes e doenças ocupacionais pagam 3%.
  2. Os acidentes de trabalho devem ser notificados somente se houver afastamento do trabalhador.
  3. Os acidentes de trabalho podem ocorrer durante as atividades laborais e resultar em lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária ao trabalhador.
  4. O uso dos equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individuais (EPI) são medidas administrativas estratégicas para proteger a saúde do trabalhador e evitar os acidentes ocupacionais e do trabalho.
Quiz 1/

Qual alternativa está incorreta?

Comentários
  1. Para incentivar as empresas a promoverem mais segurança e menos acidentes nos ambientes laborais, o Ministério da Previdência Social publicou um decreto definindo um percentual descontado na folha salarial das empresas para cobertura dos custos acidentários.
  2. Incorreto: Todos os acidentes envolvendo trabalhadores no ambiente laboral, ou durante o trajeto da residência até o trabalho (e vice-versa), ou no exercício do trabalho, devem ser comunicados via sistema da Previdência Social: eSocial.
  3. Os acidentes de trabalho podem ser classificados como Acidentes Típicos, de trajeto ou doenças ocupacionais.
  4. Segundo estudo, os trabalhadores mais acometidos por acidentes de trabalho possuem nível menor de instrução. Desta forma, é relevante facilitar o acesso à informação a partir de ações em educação em saúde para capacitar os trabalhadores sobre os tipos de acidentes, as formas de prevenção em todas sus dimensões, assim como os agravos à saúde e doenças ocupacionais.

Referências bibliográficas:

  • Organização Pan-Americana da Saúde. Saúde do Trabalhador. 2019. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index. php?option=com_content&view=article&id=378:saude-dotrabalhador&Itemid=685
  • Gonçalves SBB, Sakae TM, Magajewski FL. Prevalência e fatores associados aos acidentes de trabalho em uma indústria metalomecânica. Rev Bras Med Trab. 2018;16(1):26-35.
  • Ministério da Saúde (BR). 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde; 2015 [citado em 08 dez. 2020]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/04Abr20_ Relatorio_4cnstt_final.pdf
  • Souza ACD, Barbosa IR, Souza DLB. Prevalence of occupational accidents and associated variables in the Brazilian workforce. Rev Bras Med Trab. 2020;18(4):434-443.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.