Sabia que o Whitebook tem uma calculadora novinha de Diabetes Mellitus? Ela foi criada em 2021, com base no critério diagnóstico mais recente.
Você a encontra no aplicativo seguindo o seguinte caminho: Clínica e Especialidade > Critérios Diagnósticos > Doenças e Condições (ou pesquisando pelo título Diabetes Mellitus (SBD, 2021)).
O endocrinologista e consultor médico do Whitebook, Bernardo Campos, fala sobre a importância de ter a ferramenta no app:
“Até a edição anterior, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizava de forma bienal as suas recomendações. A partir de 2021, um novo formato de atualização contínua surgiu, se adequando ao constante surgimento de novas evidências. Para auxiliar o médico, que frequentemente tem que se atualizar, trazemos no aplicativo o que há de mais recente em um formato simples e intuitivo.”
E o que mudou no diagnóstico?
Nas diretrizes anteriores, se o paciente assintomático e no primeiro exame tivesse glicemia de jejum >= 126 e glicada >= 6,5%, o exame era repetido. Na diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), de 2021, o diagnóstico pode ser feito já no primeiro exame, evitando a inércia terapêutica.
Veja no caso clínico abaixo como a calculadora do Whitebook pode ajudar.
Descrição do caso clínico
Paciente mulher, 55 anos, assintomática, hipertensa, em acompanhamento na ginecologista devido à osteopenia, apresentou em exames de rotina um resultado de glicemia de jejum de 144 mg/dL e hemoglobina glicada de 6,8%.
Como resolver o caso usando a calculadora?
Preencha a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada nos campos correspondentes. Clique na opção “Não” em “Possui segundo exame?”. Em seguida, clique em “Continuar”. O resultado será: “Escore confirma Diabetes Mellitus.”
Quais são as diferenças do guideline de 2020 para o de 2021?
A diretriz de 2019-2020 não considerava o caso da paciente descrita acima como diabetes mellitus em apenas um exame e orientava repetir os valores alterados. Já a diretriz de 2021, considera, no intuito de evitar a inércia terapêutica, estabelecer o diagnóstico de diabetes mellitus na presença de glicemia de jejum >= 126 mg/dL e hemoglobina glicada >= 6,5% em uma mesma amostra de sangue. Tal afirmação foi baseada nos resultados do estudo Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC), que evidenciou uma alta especificidade (98,1%) para identificar os casos incidentes de diabetes.
Leia mais: ADA 2021: Covid-19, diabetes e impacto populacional após 18 meses
Gostou de saber mais sobre nossa calculadora e ver como ela pode ajudar no dia a dia? Comente abaixo! 😊
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Até mais,