Leia mais:
Leia mais:
Medidas seriadas de peptídeo natriurético tipo B (BNP) podem predizer risco de doença cardiovascular em diabéticos?
Nefropatia diabética: como identificar e tratar? [podcast]
Como rastrear a doença renal crônica (DRC)? [podcast]
Estados Unidos aprovam sensor subcutâneo de glicose que dura seis meses 
Qual método de revascularização escolher no paciente diabético?

Resolvendo caso clínico com a calculadora Diabetes Mellitus (SBD, 2021)

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Sabia que o Whitebook tem uma calculadora novinha de Diabetes Mellitus? Ela foi criada em 2021, com base no critério diagnóstico mais recente.

Você a encontra no aplicativo seguindo o seguinte caminho: Clínica e Especialidade > Critérios Diagnósticos > Doenças e Condições (ou pesquisando pelo título Diabetes Mellitus (SBD, 2021)).

O endocrinologista e consultor médico do Whitebook, Bernardo Campos, fala sobre a importância de ter a ferramenta no app:

“Até a edição anterior, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizava de forma bienal as suas recomendações. A partir de 2021, um novo formato de atualização contínua surgiu, se adequando ao constante surgimento de novas evidências. Para auxiliar o médico, que frequentemente tem que se atualizar, trazemos no aplicativo o que há de mais recente em um formato simples e intuitivo.”

E o que mudou no diagnóstico?

Nas diretrizes anteriores, se o paciente assintomático e no primeiro exame tivesse glicemia de jejum >= 126 e glicada >= 6,5%, o exame era repetido. Na diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), de 2021, o diagnóstico pode ser feito já no primeiro exame, evitando a inércia terapêutica.

Veja no caso clínico abaixo como a calculadora do Whitebook pode ajudar.

Descrição do caso clínico

Paciente mulher, 55 anos, assintomática, hipertensa, em acompanhamento na ginecologista devido à osteopenia, apresentou em exames de rotina um resultado de glicemia de jejum de 144 mg/dL e hemoglobina glicada de 6,8%.

Como resolver o caso usando a calculadora?

Preencha a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada nos campos correspondentes. Clique na opção “Não” em “Possui segundo exame?”. Em seguida, clique em “Continuar”. O resultado será: “Escore confirma Diabetes Mellitus.”

Quais são as diferenças do guideline de 2020 para o de 2021?

A diretriz de 2019-2020 não considerava o caso da paciente descrita acima como diabetes mellitus em apenas um exame e orientava repetir os valores alterados. Já a diretriz de 2021, considera, no intuito de evitar a inércia terapêutica, estabelecer o diagnóstico de diabetes mellitus na presença de glicemia de jejum >= 126 mg/dL e hemoglobina glicada >= 6,5% em uma mesma amostra de sangue. Tal afirmação foi baseada nos resultados do estudo Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC), que evidenciou uma alta especificidade (98,1%) para identificar os casos incidentes de diabetes.

Leia mais: ADA 2021: Covid-19, diabetes e impacto populacional após 18 meses

Gostou de saber mais sobre nossa calculadora e ver como ela pode ajudar no dia a dia? Comente abaixo! 😊

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Até mais,

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

    Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.