Revisão: medicamentos para lúpus eritematoso discoide

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. Lúpus eritematoso é doença autoimune heterogênea, caracterizada pela produção de auto anticorpos contra vários constituintes celulares. O lúpus eritematoso discoide é uma forma crônica de lúpus cutâneo, que pode causar cicatrizes. Muitos medicamentos são utilizados no tratamento …

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Lúpus eritematoso é doença autoimune heterogênea, caracterizada pela produção de auto anticorpos contra vários constituintes celulares. O lúpus eritematoso discoide é uma forma crônica de lúpus cutâneo, que pode causar cicatrizes. Muitos medicamentos são utilizados no tratamento desta doença e alguns (como talidomida, ciclofosfamida e azatioprina) são potencialmente tóxicos.

Recentemente, foi publicada uma atualização de uma revisão da Cochrane lançada pela primeira vez em 2000, e atualizada posteriormente em 2009. O objetivo desta atualização foi avaliar novas informações disponíveis para o tratamento do lúpus eritematoso discoide, já que a eficácia dos medicamentos disponíveis e a forma de como selecionar a terapia mais adequada ainda não está estabelecida.

A atualização da revisão foi realizada até setembro de 2016 nas seguintes bases de dados: Cochrane Skin Specialised Register, CENTRAL, MEDLINE, Embase e LILACS. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que avaliaram medicamentos utilizados no tratamento de lúpus eritematoso discoide de indivíduos de qualquer grupo populacional e gênero.

No total, foram incluídos 5 ensaios envolvendo 197 participantes com idade entre 17 e 82 anos. Nesta atualização foram considerados três novos estudos. Os participantes foram recrutados na Europa, Escandinávia, Irã e Estados Unidos. A maioria das lesões cutâneas foi reportada no rosto, orelha e couro cabeludo, e a duração da doença variou de um mês a 16 anos.

Os tratamentos incluíram esteroides tópicos (fluocinonida e betametasona; e hidrocortisona), hidroxicloroquina oral, acitretina oral, creme de tacrolimo, creme de pimecrolimo e creme de salbutamol.

Em um ensaio envolvendo 78 participantes, o creme de fluocinonida 0,05% demostrou ser quase três vezes mais efetivo do que o creme de hidrocortisona 1% em termos de desaparecimento completo das lesões cutâneas (27% versus 10%). A porcentagem de indivíduos que apresentaram redução de pelo menos 50% das lesões cutâneas eritematosas não foi relatada, nem a satisfação do paciente. A ocorrência de eventos adversos não interrompeu os tratamentos.

Tudo sobre o manejo do lúpus você encontra no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros.

A hidroxicloroquina 400 mg e a acitretina 50 mg parecem funcionar igualmente em termos de desaparecimento completo das lesões cutâneas (50% versus 46%, respectivamente). A melhora acentuada do eritema foi menor no grupo acitretina (42% versus 68%). A satisfação do paciente não foi avaliada.

Os eventos adversos, mais comuns no grupo de acitretina, foram relatados como leves, embora quatro pessoas tenham interrompido o tratamento devido à ocorrência de lábios secos e sintomas gastrointestinais.

Os dois estudos que avaliaram os inibidores da calcineurina (pimecrolimo 1% e tacrolimo 0,1%) e o estudo que avaliou o salbutamol tópico 0,5%, incluíram apenas 61 participantes e não relataram os principais desfechos avaliados na revisão.

A revisão concluiu que o creme de fluocinonida pode ser mais eficaz do que a hidrocortisona na resolução completa das lesões cutâneas. A hidroxicloroquina e a acitretina parecem apresentar eficácia semelhante em termos de resolução completa, embora os eventos adversos possam ser mais frequentes com a acitretina e a melhora do eritema em pelo menos 50% das lesões ocorreu com menor frequência em indivíduos que utilizaram acitretina.

Não foi encontrada evidências robustas sobre outros medicamentos utilizados para tratar LED. Ressalta-se a necessidade de ensaios adicionais de duração suficiente comparando, em particular, esteroides tópicos com outros agentes.

Veja também: ‘Filhos de mães com lúpus podem apresentar maior risco de alergias?’

Referência:

  • Jessop S, Whitelaw DA, Grainge MJ, Jayasekera P. Drugs for discoid lupus erythematosus. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017, Issue 5. Art. No.: CD002954. DOI: 10.1002/14651858.CD002954.pub3

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades