Rio de Janeiro declara emergência zoossanitária por gripe aviária por 180 dias

Desde o início do ano já foram detectados 85 focos de influenza aviária de alta patogenicidade pelo país.

O governo do Estado do Rio de janeiro publicou decreto estabelecendo estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido aos casos detectados de infecção por gripe aviária, a medida vem depois de um pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária para que os estados afetados por casos de infecção por H5N1 em animais silvestres declarassem o estado de emergência, no nível nacional o ministério já havia declarado emergência em maio. 

Além do Rio de Janeiro, Piauí, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Bahia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também estão com emergência zoossanitária declarada. 

A instauração do estado de emergência visa agilizar processos e facilitar ações do governo para contenção de um possível surto de infecções pela doença. 

Gripe aviária em humanos: como proceder quando a doença chegar ao Brasil?

Gripe aviária em humanos: como proceder quando a doença chegar ao Brasil?

Casos detectados 

Desde o início do ano já foram detectados 85 focos de influenza aviária de alta patogenicidade pelo país, desses apenas dois eram em aves de criação para subexistência, os outros foram em aves silvestres. Embora tenham surgido casos suspeitos de infecção em humanos, o Ministério da Saúde descartou todos os casos depois que os exames realizados deram negativo para o H5N1. 

Infecção em humanos e vacina 

A gripe aviária afeta mais animais (entre 2005 e 2020, 246 milhões de aves para consumo morreram ou foram sacrificadas devido a doença, segundo a OMS), contudo, o risco do estabelecimento de transmissão sustentada entre humanos é maior a cada surto. 

Em junho o Instituto Butantan anunciou que havia começado o desenvolvimento de sua primeira vacina para humanos contra a gripe aviária, no mento o imunizante está nas primeiras fases de testes. 

Saiba mais: Butantan anuncia o desenvolvimento de vacina contra gripe aviária  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades