Sistema eletrônico de sedação promete substituir anestesiologistas

Os sedativos mais comumente utilizados por gastroenterologistas (midazolam e fentanil) podem resultar em sedação inadequada ou de recuperação lenta. O uso do propofol, sedativo de ação rápida e fugaz, embora mais efetivo exige a presença de um anestesiologista durante o procedimento, o que tende a aumentar os custos do mesmo. Pensando nestes casos, a empresa americana …

Os sedativos mais comumente utilizados por gastroenterologistas (midazolam e fentanil) podem resultar em sedação inadequada ou de recuperação lenta. O uso do propofol, sedativo de ação rápida e fugaz, embora mais efetivo exige a presença de um anestesiologista durante o procedimento, o que tende a aumentar os custos do mesmo.

Pensando nestes casos, a empresa americana Ethicon desenvolveu um sistema de sedação computadorizada, Sedasys, já aprovado pelo Food and Drugs Administration (FDA), que promete realizar sedação para procedimentos endoscópicos como colonoscopia e endoscopia digestiva alta com segurança e dispensando da presença de um anestesiologista. O Ethicon utiliza baixa doses de propofol em seu protocolo de sedação, o que permite uma rápida recuperação do nível de consciência após interrupção da sedação.

O estudo pivô do produto constatou que 99% dos pacientes sedados pelo Sedasys se recuperam em apenas 10 minutos, enquanto apenas 75% daqueles submetidos ao tradicional midazolam e/ou fentanil se recuperam nos 10 minutos pós-sedação. O uso do sistema também reduziu o risco de dessaturação durante a sedação, e aumentou a satisfação dos pacientes e profissionais.

O Sedasys é relativamente simples: a dose inicial do propofol é calculada conforme o peso e perfil do paciente, e sua infusão contínua é regulada pelos parâmetros de oxigenação, frequência cardíaca e frequência respiratória, como reflexo do grau de sedação do paciente, diminuindo a dose quando estes parâmetros caem. Vale destacar a segurança do sistema, que só permite o aumento da dose com a programação do médico e equipe de enfermagem, e que calcula a segurança no aumento da mesma, monitorando os parâmetros vitais continuamente.

O sistema já tem sido utilizado em alguns hospitais americanos e seus resultados são realmente animadores. Uma importante restrição que foi tratada como exigência para sua aprovação pelo FDA, é que, embora não seja necessária a presença de um anestesiologista, este profissional deve estar a disposição pelo telefone.

Respondendo a provocação do título de postagem, o Sedasys não visa substituir os anestesiologistas. Seu uso é projetado apenas a procedimentos de baixa complexidade que, em geral, não demandam a presença deste profissional. O Sedasys aumenta a segurança na sedação e melhora a recuperação destes pacientes.

 

Referências Bibliográficas:

  • https://www.modernhealthcare.com/article/20150613/MAGAZINE/306139976/automating-sedation-to-speed-recovery

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags