Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: estudo piloto avalia estratégia de sedação baseada em analgesia com hidromorfona
Sedação na escassez de medicamentos: como lidar? [podcast]
Conteúdos novos em Covid-19: Intubação na Escassez de Sedativo e Sedação na Escassez de Medicamentos
Etomidato: É seguro fazer para sedação em pediatria?
Revista Coronavírus: intubação orotraqueal e sedação no paciente com Covid-19 [vídeo]

Sistema eletrônico de sedação promete substituir anestesiologistas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os sedativos mais comumente utilizados por gastroenterologistas (midazolam e fentanil) podem resultar em sedação inadequada ou de recuperação lenta. O uso do propofol, sedativo de ação rápida e fugaz, embora mais efetivo exige a presença de um anestesiologista durante o procedimento, o que tende a aumentar os custos do mesmo.

Pensando nestes casos, a empresa americana Ethicon desenvolveu um sistema de sedação computadorizada, Sedasys, já aprovado pelo Food and Drugs Administration (FDA), que promete realizar sedação para procedimentos endoscópicos como colonoscopia e endoscopia digestiva alta com segurança e dispensando da presença de um anestesiologista. O Ethicon utiliza baixa doses de propofol em seu protocolo de sedação, o que permite uma rápida recuperação do nível de consciência após interrupção da sedação.

O estudo pivô do produto constatou que 99% dos pacientes sedados pelo Sedasys se recuperam em apenas 10 minutos, enquanto apenas 75% daqueles submetidos ao tradicional midazolam e/ou fentanil se recuperam nos 10 minutos pós-sedação. O uso do sistema também reduziu o risco de dessaturação durante a sedação, e aumentou a satisfação dos pacientes e profissionais.

O Sedasys é relativamente simples: a dose inicial do propofol é calculada conforme o peso e perfil do paciente, e sua infusão contínua é regulada pelos parâmetros de oxigenação, frequência cardíaca e frequência respiratória, como reflexo do grau de sedação do paciente, diminuindo a dose quando estes parâmetros caem. Vale destacar a segurança do sistema, que só permite o aumento da dose com a programação do médico e equipe de enfermagem, e que calcula a segurança no aumento da mesma, monitorando os parâmetros vitais continuamente.

O sistema já tem sido utilizado em alguns hospitais americanos e seus resultados são realmente animadores. Uma importante restrição que foi tratada como exigência para sua aprovação pelo FDA, é que, embora não seja necessária a presença de um anestesiologista, este profissional deve estar a disposição pelo telefone.

Respondendo a provocação do título de postagem, o Sedasys não visa substituir os anestesiologistas. Seu uso é projetado apenas a procedimentos de baixa complexidade que, em geral, não demandam a presença deste profissional. O Sedasys aumenta a segurança na sedação e melhora a recuperação destes pacientes.

 

Referências Bibliográficas:

  • https://www.modernhealthcare.com/article/20150613/MAGAZINE/306139976/automating-sedation-to-speed-recovery
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar