Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.
Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das endocrinopatias mais comuns no sexo feminino, com uma prevalência de 6 a 19% nas mulheres com infertilidade. No episódio desta semana, o podcast do Whitebook convidou a especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Dra. Camilla Luna, para falar sobre o diagnóstico e possíveis tratamentos.
Veja mais: Gastroenterite Aguda na Pediatria: panorama clínico [podcast]
Estudos sugerem que as portadoras de SOP possuem uma desordem genética complexa, não presente nos padrões mendelianos. Os critérios para o diagnóstico são os de Roterdã, adotados pela ESHRE (European Society of Human Reproduction) e ASRM (I). São eles:
- Oligo e/ou anovulação;
- Sinais clínicos e/ou bioquímicos de hiperandrogenismo: hirsutismo, acne, alopecia e/ou testosterona sérica (livre ou total) elevada
- Ovários policísticos à ultrassonografia: presença de 12 ou mais folículos em cada ovário medindo de 2-9 mm de diâmetro e/ou aumento do volume do ovário ≥ 10 cm³ em pelo menos um dos ovários
Não existe consenso na literatura quanto aos exames laboratoriais para o diagnóstico de SOP. Glicemia de jejum, teste de tolerância oral à glicose e triglicérides podem ajudar, já sugere-se uma associação da SOP com o aumento no risco de DMG, intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2.
Quer saber mais sobre o tratamento da síndrome dos ovários policísticos e da infertilidade relacionada à doença? Ouça o episódio completo abaixo.
Ouça também por outros players:
Não deixe de seguir o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Até a próxima,
Autor(a):
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.