Os idosos são uma das classes que merecem nossa atenção na hora da prescrição de suplementos alimentares. A indicação deve ser feita pelo médico ou nutricionista com base em exames e avaliação física.
A categoria Suplementos Alimentares chegou no Whitebook em novembro do ano passado e é um braço em Produtos Farmacêuticos que promete ajudar os profissionais a conhecer e prescrever esse grupo.
Veja mais: Produtos Farmacêuticos: conheça os novos conteúdos da categoria
Prescrição
Durante o envelhecimento, a digestão e a absorção dos nutrientes se tornam mais difíceis e o paciente precisa suplementar. Na maioria das vezes o idoso apresenta redução do apetite, disfagia, baixo consumo de proteínas, deficiência de cálcio e vitamina D. A escolha do melhor suplemento será determinada pela avaliação de todos esses fatores.
Além disso, deve-se ter atenção às advertências/precauções que constam no rótulo do suplemento. Os produtos que contêm açúcar, por exemplo, devem ser evitados em pacientes diabéticos. Já os idosos que apresentam intolerância à lactose não devem consumir suplementos que contêm lactose.
O profissional prescritor deve estar atento à composição desses produtos para decidir a melhor opção. É importante também que o paciente seja orientado a seguir as instruções de uso, dosagens e horários corretamente para evitar desperdícios, uso inadequado ou possíveis interações.
Onde encontrar Suplementos Alimentares no Whitebook?
E aí, tem outras dúvidas sobre a prescrição no idoso ou em algum outro grupo especial, como lactantes? Comenta aí! 😉
Até a próxima!
Coautora: Geisa Lucho – Chefe da Área de Farmácia
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED