Conheça abaixo três novos vídeos Clinical Drops da categoria de Dermatologia e como eles podem ajudar o usuário na prática médica!
Veja mais: Atualização em urticária crônica: o que sabemos?
Psoríase ungueal: uma área especial da doença geralmente esquecida pelo médico?
A psoríase é uma doença dermatológica comum e com diferentes perfis de acometimento nos pacientes, porém a psoríase ungueal muitas das vezes tem sua relevância desconhecida ou diminuída no espectro da doença.
O acometimento ungueal possui grande impacto na qualidade de vida do paciente, comprometendo atividades diárias e é associado como fator independente para o quadro de artrite psoriásica.
O tratamento também possui nuances características, com diferentes propostas terapêuticas, sendo importante ressaltar que o tratamento pode ser mais prolongado para alcançar melhora clínica, sendo essencial um bom seguimento clínico para adesão terapêutica.
Você sabe os principais conceitos no diagnóstico e manejo da psoríase ungueal?
Veja mais no clinical drops.
Biológico para dermatite atópica: você está atualizado sobre a modalidade terapêutica?
A dermatite atópica é uma doença inflamatória cutânea crônica, sendo característico o prurido intenso, com destaque para a sua prevalência na faixa etária pediátrica, podendo afetar as diferentes esferas de desenvolvimento da criança.
O uso de anticorpos monoclonais é um amplo caminho na terapia biológica para os pacientes com quadros complexos de dermatite atópica, que muitas das vezes tem grande comprometimento de qualidade de vida.
Recentemente ocorreu a aprovação do Dupilumab, imunobiológico que atua contra o receptor de interleucina-4, sendo uma ferramenta promissora para casos moderados e graves em crianças, tendo boa resposta terapêutica nos estudos clínicos.
Você está atualizado sobre a modalidade terapêutica com biológicos na dermatite atópica?
Veja mais em nosso vídeo
Queda de cabelo: devemos prescrever suplementos vitamínicos?
A queda de cabelo é uma queixa clínica comum em diferentes perfis de atendimento médico, sendo que diversos fatores causais podem estar associados, que vão desde alterações hormonais, fatores estressores e até mesmo deficiências vitamínicas e minerais.
A biotina é uma vitamina de destaque nesse contexto clínico, e assim como outras vitaminas, possuem indicações específicas de suplementação, embora muitas das vezes ocorra uso indiscriminado, favorecendo o surgimento de efeitos indesejados.
A queda capilar pode gerar grande impacto na auto estima do paciente sendo essencial fundamentar uma boa relação médico-paciente, estabelecendo um seguimento diagnóstico e terapêutico centrado nas evidências mais robustas.
Afinal, devemos prescrever suplementos vitamínicos para a queda de cabelo?
Confira no vídeo.