Leia mais:
Leia mais:
ATS 2021: novidades na abordagem de tromboembolismo pulmonar
Abordagem de TEP e TVP: confira as principais atualizações [podcast]
O que é importante saber em relação às novas diretrizes sobre o manejo de TVP e TEP
Novo corte de d-Dímero pode mudar protocolos no tromboembolismo venoso
Devemos usar expansão volêmica em pacientes com TEP e disfunção do VD?

Tromboembolismo Pulmonar: Filtro de VCI diminui mortalidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

 

250-BANNER6A utilização de filtros de veia cava inferior (VCI) tem aumentado nos últimos anos, e, paralelo a isso, a mortalidade por tromboembolismo pulmonar tem diminuído. No entanto, ainda se contesta se os fatos estão relacionados. Afinal, a maior utilização de filtros de veia cava está diminuindo a mortalidade da doença?

Estudo americano publicado no Journal of American College of Cardiology (JACC) analisou 556658 hospitalizações de pacientes com 65 anos ou mais com diagnóstico final de tromboembolismo pulmonar entre 1999 e 2010, a partir dos dados nacionais do Medicare.

A população em questão foi separada em dois grupos: que receberam o filtro de VCI (17%) e que não receberam. Durante o período de observação, o número de hospitalizações por tromboembolismo pulmonar cresceu 71% e a colocação de filtros de veia cava cresceu 78%.

Na coorte com todos os pacientes, a mortalidade ajustada em 30 dias diminui de 12,7% para 9,0% (entre 1999 e 2010), enquanto a mortalidade em 1 ano diminuiu de 26,3% para 22,4% no mesmo período.

Na coorte de pacientes em que foi colocado o filtro de VCI, a mortalidade em 30 dias e a redução de mortalidade foi similar, reduzindo de 13,4% para 10,9% (de 1999 para 2010); enquanto a mortalidade em 1 ano foi mais alta, porém evolutivamente menor, de 33,4% para 30,6% no período.

500x250-1

Na coorte de pacientes em que não foi colocado o filtro de veia cava, a mortalidade em 30 dias também apresentou-se similar e com redução ao longo do tempo, de 12,6% a 9,2%.

Portanto, diante dos dados apresentados pelo estudo, embora tenha sido observada uma queda na mortalidade por tromboembolismo pulmonar, e um aumento crescente no uso de filtros de veia cava, a análise não permite relacionar este aumento no uso como a causa na diminuição da mortalidade.

Novos estudos devem ser desenvolvidos para avaliar mais profundamente o papel dos filtros de veia cava na prevenção do tromboembolismo recorrente.

 

Referências Bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar