Leia mais:
Leia mais:
Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2
Suporte pós-extubação para prematuros: qual a melhor técnica de ventilação mecânica?
O que todo clínico precisa saber sobre alterações hepáticas e hipertireoidismo?
Hepatectomias direitas: cirurgia robótica ou laparoscópica?
Progesterona vaginal pode prevenir parto prematuro em mulheres com história prévia?

Uso de células ß artificiais para o tratamento do diabetes tipo 1

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença auto imune, desencadeada por auto anticorpos que destroem as células ß pancreáticas, onde existe a incapacidade da produção insulina por este órgão. Um dos grandes desafios da medicina nos últimos anos tem sido substituir insulina natural, produzida fisiologicamente, por insulinas artificiais produzidas em laboratório.

Apesar dos grandes avanços em diversos tipos de insulina, com período e tempo para inicio de ação diferentes, permitindo cada vez mais um controle glicêmico próximo ao fisiológico, pesquisadores do mundo inteiro ainda buscam métodos de aplicação e reposta as variações glicéricas que sejam o mais próximos ao natural.

Nos últimos anos um sistema em alça fechada de administração de insulina, chamado de Células ß artificiais, tem sido estudado. Basicamente este sistema permite a monitorização continua da glicemia de pacientes diabéticos, com um sensor subcutâneo, e respostas de acordo com a variação do nível glicêmico de maneira continua com o  ajuste das doses de insulina administrada nestes pacientes.

Recentemente pesquisadores europeus realizaram estudos no qual pacientes com DM1 foram randomizados entre o sistema em alça fechada e grupo controle, durante um período de 12 semanas. O grupo controle utilizava insulina em bomba, sem monitorização continua da glicemia, porém, com regulação para interrupção em caso de hipoglicemia.

Os resultados finais apontaram que o  grupo utilizando as células ß artificiais apresentaram melhores resultados do que o grupo controle, com maior tempo de controle glicêmico na faixa pré estabelecida no estudo, de 70 a 180 mg/dL. Durante o estudo houveram pouquíssimos eventos de hipoglicemia.

Muito ainda precisa ser feito para o desenvolvimento das células ß artificiais efetivas e seguras. O tratamento do diabetes é um dos grandes desafios deste século, onde o principal objetivo é reduzir as complicações desta doença e diretamente influenciar na redução de sua morbidade e mortalidade.

Novas diretrizes da ADA para tratamento do diabetes: baixe GRÁTIS nosso e-book

Referências:

  • Hood Thabit, M.D., et al. – Home Use of an Artificial Beta Cell in Type 1 Diabetes; NEJM 17 setembro 2015
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.